menu
Tecmundo
Produto

Análise: headset GX Series HS-G700V Cavimanus Virtual 7.1 da Genius

Função vibratória é o destaque deste acessório que filtra bem os sons ambientes e ajuda a aumentar a imersão em jogos eletrônicos.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

06/09/2012, às 13:58

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Com o GX Series HS-G700V Cavimanus Virtual 7.1, a Genius tenta fortalecer seu nome como uma fabricante de acessórios especializados em oferecer experiências mais imersivas para jogadores hardcore. Com um visual marcante, o acessório chega com a promessa de tornar ainda mais divertida e confortável a vida de quem tem o PC como plataforma preferencial.

Fizemos uma rodada de testes com o headset e, neste artigo, descrevemos todas as impressões que ele nos passou. Para comprovar a real qualidade do produtos, utilizamos os jogos Counter-Strike: Global Offensive, Call of Duty: Modern Warfare e The Elder Scrolls V: Skyrim, além de programas multimídia capazes de testar sua verdadeira capacidade de lidar com todas as situações do cotidiano.

Prós

Design

O primeiro aspecto que chama atenção no Cavimanus é o seu tamanho avantajado, resultante do sistema de vibração do dispositivo. Apesar de seu tamanho, o acessório se adapta sem problemas aos mais variados tamanhos de cabeça, e suas saídas de som se encaixam facilmente nas orelhas do consumidor, envolvendo-as completamente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Mesmo que você seja daqueles que se movimentam de um lado para outro enquanto jogam, o fone de ouvido dificilmente sairá da posição inicial durante uma partida. Uma característica que se destaca no produto é o seu bom isolamento acústico: conversas próximas dificilmente chegam a incomodar, mesmo que a intensidade do volume não esteja muito elevada.

Apesar de o dispositivo possuir um peso relativamente maior do que opções mais convencionais, isso não chega a incomodar. Mesmo depois de longas sessões de jogo, o Cavimanus em nenhum momento se mostrou desconfortável ou exigiu a realização de ajustes para continuar em uma posição considerada adequada.

Outra vantagem do headset em relação a outras opções da mesma categoria disponíveis atualmente é a posição de seu controlador de volume. Localizado no lado esquerdo do aparelho, o controlador pode ser acessado facilmente, algo que nem sempre acontece quando essa função está localizada em um ponto específico do cabo de conexão utilizado.

Fidelidade sonora

A partir do momento em que um jogo é iniciado, uma das características que mais chamam a atenção no Cavimanus é a sua qualidade de áudio. Mesmo com o volume em sua intensidade máxima, não houve distorções notáveis — situação que permaneceu a mesma quando a função vibratória foi iniciada.

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Nos testes de capacidade surround e de frequência que realizamos, o aparelho mostrou resultados bastante eficientes. Toda essa qualidade faz com que seja difícil apontar defeitos no produto quando se leva em conta somente a capacidade de reproduzir músicas e efeitos sonoros de um game.

Função de vibração

Embora seja estranho pensar em um fone capaz de vibrar (característica normalmente restrita a controles), a função desempenha um papel importante na experiência oferecida pelo Cavimanus. Em títulos como Counter-Strike e Call of Duty, o acessório oferece uma resposta bastante realista no que diz respeito aos tiros efetuados, ajudando a aumentar a sensação de imersão no que está passando na tela.

Até mesmo nos ambientes sombrios e desolados de The Elder Scrolls V: Skyrim a função fez uma grande diferença, tornando mais intensos os graves da música ambiente. O recurso só não se mostrou muito adequado para a reprodução de músicas, mas, felizmente, basta apertar um botão localizado no lado direito do headset para encerrar imediatamente qualquer espécie de vibração.

Contras

Posicionamento do microfone

O principal problema do Cavimanus está justamente na maneira como seu microfone está localizado. Apesar de captar bem a fala do jogador, o dispositivo fica a uma distância relativamente grande da boca e, como não é possível ajustá-lo para fazê-lo ficar mais próximo, não é difícil que outros sons do ambiente acabem sendo capturados pelo aparelho.

Vale a pena?

Custando entre R$ 210 e R$ 296, o Cavimanus é recomendado para quem gosta de fidelidade sonora e de conforto quando a intenção é passar diversas horas em frente ao computador. Durante os testes realizados pelo Tecmundo, o dispositivo mostrou um desempenho que, se não exatamente surpreendente, não decepcionou em nenhum momento.

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Apesar de seu microfone mal posicionado, o acessório se mostra uma ótima adição para títulos em que a comunicação com seus aliados é indispensável — mesmo que isso signifique a captura indesejada de barulhos presentes no ambiente em que você está. A única ressalva fica por conta do fato de que o dispositivo só possui uma única conexão USB, o que inviabiliza seu uso em qualquer outro aparelho que não seja um computador.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.