O suporte ao modo multitarefas em tela dividida é um dos maiores destaques do Android 7.0 Nougat. (saiba mais). Através deste recurso, até dois aplicativos podem ser usados ao mesmo tempo – aprenda a ativar o multitask aqui. Mas e se fosse possível posicionar dois ou mais apps sobre a tela e, de quebra, também usar três ou quatro serviços dedicados a aparelhos móveis ao mesmo tempo?
Pois a nova versão do Android admite, ainda, a exibição de janelas flutuantes, o que permite a execução simultânea de diversos aplicativos. Essa função está ainda sob fase de testes, então teremos de usar as opções de desenvolvedor. Neste tutorial, portanto, você vai aprender a forçar o redimensionamento das atividades do sistema.
Use múltiplos apps em janelas flutuantes.
Compatibilidade
Para que dois ou mais apps possam ser exibidos ao mesmo tempo sobre a tela, um dispositivo com Android 7.0 Nougat e modo de desenvolvedor ativado terá de ser usado. Além disso, uma ferramenta, que está também sob fase de desenvolvimento, terá de ser baixada via Google Play.
- Leia também: Como desativar o modo desenvolvedor do celular?
Significa que erros poderão ocorrer durante a execução de aplicativos múltiplos – durante os nossos testes, por exemplo, um tablet Nexus 9 rodou o multitask com janelas redimensionáveis sem grandes complicações; quando repetimos o processo num Nexus 6 com Android N, porém, nenhuma janela flutuante pôde ser exibida.
A nova versão do Android admite a exibição de janelas flutuantes, o que permite a execução simultânea de diversos aplicativos de forma semelhante ao ambiente para desktops
Confira a seguir o passo a passo para a ativação do modo capaz de gerar ao usuário uma experiência semelhante à oferecida por ambientes de desktops:
1 – Ative as opções de desenvolvedor
Temos, antes, de ativar as opções de desenvolvedor no Android 7.0 Nougat para que o modo de janelas flutuantes possa ser ativado. Abra, então, as configurações e role a página para baixo. Clique em “Sobre o telefone” (ou em “Sobre o tablet”, como em nosso caso) e toque por repetidas vezes sobre o campo “Número da versão” até que o aviso sobre a aquisição do protocolo de desenvolvedor seja exibido.
Ative o modo de desenvolvedor.
Retorne à tela de configurações e abra a opção “Opções do desenvolvedor”. Role a tela para baixo e ative a função “Forçar atividades a serem redimensionáveis”.
Não esqueça: reinicie seu aparelhos após a ativação dessas opções.
Reinicie, agora, seu dispositivo e passe para a próxima etapa.
2 – Baixe o app Taskbar
O suporte ao redimensionamento de atividades do Android 7.0 Nougat permite que certos aplicativos já coloquem o novo recurso do sistema à prova. Para que possamos ativar as janelas flutuantes, o aplicativo Taskbar terá de ser usado.
Algumas funções do Taskbar estão ainda sob fase de desenvolvimento.
3 – Configure o assistente
Instalou a ferramenta? Então abra a interface de Taskbar, role a página para baixo e certifique-se de ativar a opção “Freeform windod support”. Retorne ao topo da tela e ligue a chave seletora para iniciar o aplicativo.
Ative as respectivas funções e então feche todos os seus apps.
- Leia também: Seu celular está sem som? Confira o que fazer
Note que um ícone será adicionado à esquerda do canto inferior do display, mas atenção: não toque ainda sobre o gerenciador de apps!
4 – Use suas janelas flutuantes
Por fim, feche todos os aplicativos recentes e, somente agora, toque sobre o novo botão. Pronto! Todos os seus apps serão exibidos pela janela de Taskbar; basta selecionar qualquer serviço e posicioná-lo sobre a tela inicial. E tome nota: para ativar as janelas flutuantes, dois ou mais aplicativos têm de ser abertos.
O redimensionamento e reposicionamento das janelas pode ser facilmente feito.
Para redimensionar as janelas, tudo o que você tem de fazer é tocar e segurar sobre a moldura de qualquer aplicativo– da mesma forma como as miniaturas dos seus programas no Windows são manipuladas.
Adicione atalhos à sua tela inicial para acessar seus principais apps rapidamente.
Outro prático recurso do app Taskbar é a possibilidade de adição de favoritos: toque e segure sobre um aplicativo e selecione a opção "Pin to recents" para adicionar atalhos à barra de tarefas.
Importante
Ao ativar a função de janelas flutuantes através do app Taskbar, todos os ícones do seu plano de fundo terão de desaparecer. Se uma aba for mostrada sobre a área de trabalho ainda com as miniaturas dos seus aplicativos ativas, significa que o procedimento para a ativação das janelas flutuantes falhou. Veja neste exemplo:
À direita, o app funcionando corretamente; à esquerda, a exibição inadequada dos demais ícones.
Não funcionou? Tente isto
Se você não conseguir ativar o recurso de janelas flutuantes, um “jeitinho” pode ainda ser usado. Tente fechar todos os apps e, a partir da tela de aplicativos recentes, execute o Taskbar: toque sobre o ícone de quadrado, exibido à direita da barra de navegação, e abra o aplicativo baixado através desta interface.
Tente rodar o app Taskbar a partir da tela de aplicativos recentes.
Se, por algum motivo, a ferramenta apresentar outras falhas, o mesmo esquema pode ser executado – execução do Taskbar por meio da aba de apps recentes. Desinstalar o Taskbar e reinstalá-lo é, também, uma ação que pode corrigir eventuais problemas.
)