menu
Tecmundo
Software

Sugestão de jogos na Google Play vai ficar bem melhor em breve

Loja da de apps da Google vai implantar novas métricas para colocar jogos na capa da loja

01/03/2017, às 13:53

Sugestão de jogos na Google Play vai ficar bem melhor em breve

Fonte: Google

Imagem de Sugestão de jogos na Google Play vai ficar bem melhor em breve no tecmundo

A Google Play é a maior loja de apps do mundo e, por isso, precisa de bons algoritmos para sugerir os melhores títulos para seus usuários. Contudo, até então, a ela só classificava os games que aparecem na tela inicial pela quantidade de instalações. Em breve, entretanto, isso vai mudar. A Google anunciou que uma nova métrica será incluída no algoritmo que sugere os melhores games a partir do gosto de cada usuário. Essa novidade é “engajamento”.

A Google vai medir quanto tempo as pessoas passam de fato jogando os títulos que instalam

Ou seja, a Google vai medir quanto tempo as pessoas passam de fato jogando os títulos que instalam em seus smartphones, além de contabilizar ações realizadas, itens adquiridos e tudo mais o que puder ser considerado engajamento. Dessa forma, a empresa vai aliviar o problema das “instalações falsas” que alguns jogos têm na Google Play.

Essa prática é relativamente comum em desenvolvedoras que estão a fim de impulsionar seus jogos e fazê-los aparecer na capa da loja da Google. Para tal, elas “compram instalações” para inflar artificialmente seus números e enganar os algoritmos da Google. Como a questão do engajamento é muito mais complicada de simular do que a instalação, acredita-se que a medida será benéfica para a plataforma como um todo.

Indicação de especialistas

Além disso, a Google Play passará a ter mais espaço editorial. Especialistas farão pequenas análises dos games e os destacarão em espaços dedicados às escolhas dos editores. A ideia é que games interessantes se tornem mais conhecidos a partir da “indicação pessoal” da própria Google.

undefined

Por fim, a loja passará a contar com mais recursos para os desenvolvedores fazerem preços promocionais e impulsionarem seus jogos, seja na compra de títulos ou de itens dentro dos jogos. Todas as novidades mencionadas aqui devem começar a aparecer para os usuários da Google em breve, mas não há uma data específica definida.