Vírus capazes de infectar mídias externas de armazenamento são corriqueiramente hospedados por desktops ou notebooks. Quando um pendrive ou cartão de memória, por exemplo, é conectado ao PC, o malware então toma conta do dispositivo: é comum que o usuário perca os arquivos salvos ou que comprometimentos de performance afetem o computador de quem faz uso da unidade USB infectada.
Nesse sentido, ganha destaque a popular ameaça Microsoft Excel.Wsf, que esconde arquivos e cria atalhos na unidade conectada. Quando o usuário clica sobre um dos links de acesso, a proliferação então acontece. Além de fazer com que dados “desapareçam”, o Microsoft Excel.Wsf pode ainda comprometer informações privadas a partir do compartilhamento indevido de dados.
Neste tutorial, você vai aprender a identificar um dos mais comuns e inconvenientes vírus capazes de comprometer dispositivos portáteis de armazenamento. Listaremos também o método de remoção dos registros de entrada do Microsoft Excel.Wsf. Seus arquivos não são mais listados pelo pendrive comprometido? Pois recuperar os arquivos “apagados” pelo vírus ainda é possível.
Atenção!
Um arquivo de script do Windows alternativo (e não a extensão correspondente ao vírus em si) foi usado durante a execução do procedimento listado abaixo. De toda a forma, o passo a passo a seguir é o mesmo para usuários que tiveram seu pendrive, HD externo ou cartão de memória infectados por Microsoft Excel.Wsf.
Seu pendrive está infectado? Descubra!
Nesta primeira etapa, o processo para identificação da ameaça é que será listado. Conecte sua unidade de armazenamento ao PC e mãos à obra.
1 – Abra a pasta que exibe os arquivos armazenados pelo seu pendrive ou cartão de memória.
2 – Em seguida, clique em “Exibir” (botão localizado no cabeçalho da janela) e abra o link “Opções”.
)
3 – Acesse a aba “Modo de Exibição” e execute os seguintes comandos:
- Desmarque a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)” e salve a operação em “Sim” na tela de confirmação;
- Em “Pastas e arquivos ocultos”, clique em “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”. Finalize a configuração em “Aplicar” e em “OK”.
)
4 – Retorne à pasta de exibição dos arquivos do pendrive e então busque por Microsoft Excel.Wsf. A extensão foi encontrada? É hora, então, de remover de seu PC os registros do vírus.
)
Remova os registros do vírus do seu sistema
1 – Digite o comando “Regedit” na barra de pesquisas de seu Windows e aperte “Enter”.
)
2 – Apague então as pastas Windows Host e Windows Script Host exibidas pelo caminho HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft.
)
3 – Para desativar os registros de entrada do vírus, os programas iniciados no computador terão de ser configurados.
- Para o Windows 7: digite “Msconfig” na barra de pesquisas e aperte “Enter”. Depois, abra a aba “Inicialização de Programas” e desative todas as entradas listadas como Microsoft ® Windows Script Host.
- No Windows 10: aperte “Ctrl” + “Shift” + “Esc”, acesse a aba “Inicializar” e também desative todas as entradas listadas como Microsoft ® Windows Script Host.
Desabilite todas as entradas listadas como Microsoft ® Windows Script Host.
Atenção!
Não foi possível infectar um de nossos pendrives com o vírus Microsoft Excel.Wsf. Por isso, o registro de entrada não é listado nas opções de inicialização. De todo modo, certifique-se de desativar todas as entradas listadas como Microsoft ® Windows Script Host exibidas nos conformes do descrito acima.
Salve as alterações e então reinicie sua máquina. Pronto! Seu computador não mais deverá possuir registros referentes ao vírus Microsoft Excel.Wsf.
- Leia também: Unimed teria sofrido ataque hacker; empresa nega
Limpeza profunda do sistema
Ferramentas como CCleaner ou Advanced System Care podem ser usadas para que uma limpeza ainda mais profunda seja realizada. Baixe um dos programas sugeridos e então execute os serviços de remoção de entradas e registros inúteis de seu PC.
Delete o vírus do pendrive
Lembre-se que os arquivos ocultos, agora, podem ser visualizados. Basta, assim, abrir o pendrive infectado, selecionar a extensão Microsoft Excel.Wsf e todos os atalhos exibidos e apertar “Delete”.
Como recuperar os arquivos do pendrive
O vírus Microsoft Excel.Wsf é capaz de manter os arquivos hospedados pela unidade de armazenamento ainda em modo oculto. Mas recuperar os dados é possível. Veja como restaurar suas informações a partir do Prompt de Comandos ou via softwares de manutenção de pendrives ou cartões de memória.
1 – Digite “CMD” ou “Prompt de Comando” na caixa de pesquisas, clique com o botão direito do mouse e aperte então em "Executar como Administrador".
- Leia também: Unimed teria sofrido ataque hacker; empresa nega
)
2 – Em seguida, digite a letra que corresponde à sua unidade de armazenamento seguida de dois pontos (em nosso caso, usamos o comando D:). Aperte “Enter”.
3 – Por fim, aplique o comando “attrib /S /D –s –h”, sem aspas, e aguarde a finalização do processo; os arquivos outrora ocultos já poderão ser acessados em seu pendrive, cartão de memória ou HD externo, por exemplo.
)
Use programas dedicados à recuperação de pendrives
Se o Prompt de Comandos não foi capaz de reativar a exibição de seus dados, softwares dedicados à recuperação de arquivos a partir de unidades de armazenamento podem ser usados. Confira abaixo algumas de nossas sugestões.
- MiniTool Power Data Recovery Free Edition (download)
- Recuva Portable (download)
- PC Inspector Smart Recovery (download)
- Handy Recovery (download)
...
Quantas vezes por semana você executa varreduras completas em seu PC por antivírus? Comente no Fórum do TecMundo
)