menu
Tecmundo
Produto

Polícia de Nova York começa a testar detectores de metais à distância

Aparelho é capaz de identificar se um suspeito está portando qualquer tipo de material bélico sem que o policial tenha de se aproximar do indivíduo.

23/01/2012, às 08:21

(Fonte da imagem: Departamento de Polícia de Nova York.)

As revistas policiais como você está acostumado logo devem se tornar coisa do passado. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está ajudando a polícia de Nova York a desenvolver uma tecnologia capaz de detectar e identificar calor e outras radiações provenientes do corpo ou de objetos de uma pessoa.

De acordo com o Departamento de Defesa, tal tecnologia é capaz de reconhecer qualquer tipo de material bélico que uma pessoa esteja portando, mesmo a distância. Dessa forma, as abordagens devem se tornar muito mais seguras, pois os policiais saberão de antemão se o suspeito está carregando alguma arma ou explosivo.

Esse reconhecimento é feito de forma bastante simples. O aparelho, que possui o tamanho de uma TV digital, efetua o escaneamento de radiações emitidas pelo corpo humano. Como as ondas não conseguem passar através de objetos metálicos, a silhueta desses materiais ficará clara no momento da análise.

Atualmente, o aparelho ainda possui um pequeno alcance, algo em torno de quatro metros, mas os pesquisadores já planejam expandir para até 20 metros de distância. O objetivo da polícia de Nova York é o de instalar dispositivos como esse nas viaturas nos próximos meses, aumentando o poder policial sobre qualquer suspeito.