De folhas de papel aos mais robustos aparelhos eletrônicos, o processo de fabricação em massa de objetos do cotidiano é encantador. E já sabemos que robôs atuam junto das indústrias automobilística, eletrodoméstica e das demais companhias dedicadas à criação de dispositivos eletrônicos – algumas das máquinas têm até mesmo a capacidade de controlar outros "robôs menos inteligentes” (veja mais aqui).
Nossos vídeos em destaque
Mas você já pensou sobre como gizes de cera são produzidos? Narrado por Fred Rogers, pedagogo norte-americano que se consagrou como apresentador televisivo de programas educacionais, o vídeo postado acima demonstra todas as etapas de fabricação do produto.
Um enorme tanque é responsável por manter a cera derretida. Colocada no interior de misturadores menores, a matéria em estado líquido é então “temperada” pelo fragmento que dá a cor ao giz (um pó amarelo, neste caso). Uma vez homogeneizada a mistura, a pasta é colocada sobre um molde. A cera seca em cerca de cinco minutos; a raspagem e o destaque do material são feitos, por fim, uma máquina encapa cada um dos lápis, que seguem rumo ao empacotamento final.
)
)
)
)
)
)