Não adianta desconectar o seu computador da internet, pois hackers já conseguem fazer a interceptação de dados pelo som. Pelo menos é algo parecido com isso que os pesquisadores da Universidade Ben-Gurion (Israel) acabam de demonstrar.
Os especialistas em segurança da instituição — liderados por Mordechai Guri — desenvolveram um sistema chamado DiskFiltration. E ele trabalha a partir de smartphones, interpretando o áudio gerado pelo atuador dos discos rígidos, ouvindo o movimento da peça para interpretar a leitura e a escrita nos discos.
Esse é aquele som que você ouve quando seu computador — desde que não estejamos falando de um PC SSD — está trabalhando. Com os coolers desativados na máquina, esse som pode ser interpretado por um smartphone ou outro sistema que esteja nas proximidades.
- Leia também: Rússia prende possíveis criadores do Meduza Stealer
Os pesquisadores acreditam que, caso os computadores sejam infectados com malwares, torna-se possível roubar informações com esse tipo de técnica. Hoje, tudo ainda é muito limitado, pois os coolers interferem no processo e não é possível fazer a quebra de arquivos muito grandes. De acordo com os testes, a limitação da captura fica perto dos 180 bits por minuto — o que significa a quebra de criptografia 4.096 bits RSA em 25 minutos.
Vale dizer ainda que os roubos não funcionam com SSDs e outros dispositivos de memória Flash. Por isso, é bem possível que o hack não se torne uma ameaça real a muitos consumidores. Mesmo assim, é importante ficarmos atentos a possíveis "espertinhos".
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)