menu
Logo TecMundo
Segurança

"Banheiros inteligentes" já podem ser hackeados

Pesquisadores de uma empresa de segurança descobriram uma maneira de se hackear vasos sanitários equipados com Bluetooth. Cenário poderia ser ampliado para outros dispositivos dotados com a tecnologia

schedule27/06/2014, às 09:51

"Banheiros inteligentes" já podem ser hackeadosFonte:

Imagem de "Banheiros inteligentes" já podem ser hackeados no site TecMundo

Imagine um mundo no qual um hacker possa fazer o seu vaso sanitário transbordar diariamente, a menos que você lhe pague uma taxa. Esse é um cenário no qual os pesquisadores da empresa de segurança Chicago Trustwave estão nos preparando.

De acordo com a Bloomberg, esses pesquisadores descobriram uma maneira de hackear a conexão Bluetooth que controla as peças inteligentes de banheiro criadas pela empresa Lixi, do Japão. Isso poderia permitir que hackers abrissem ou fechassem a tampa da privada e até esguichassem um fluxo de água no usuário, por exemplo.

Problema poderia afetar outros dispositivos

Embora isso possa não ser um perigo para a maioria de nós agora, esse cenário poderia se expandir para os nossos aparelhos domésticos comuns que equipam os sensores ligados a uma “casa inteligente”.

“À medida que essas tecnologias se tornam mais sofisticadas, abre-se um amplo leque de ameaças”, afirma Gunter Ollmann, o CTO da empresa de segurança IOActive. Ele também acrescenta que o aumento de dispositivos domésticos inteligentes torna possível que “bandidos estejam permanentemente em sua casa”.

Claro que há uma maneira de se evitar que este tipo de catástrofe ocorra: não ligar o seu vaso sanitário à internet. Afinal, por mais que a automação seja algo interessante para facilitar as nossas vidas, com certeza nós desejamos poder ir ao banheiro sem sermos incomodados.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia