menu
Tecmundo
Auto

Maior navio de transporte do mundo traz 7 mil carros BYD ao Brasil

A megaoperação do terminal adotará a estratégia Ro-Ro para desembarcar os mais de 7 mil veículos, e pode durar até 5 dias

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

29/05/2025, às 13:30

O maior navio de transporte automotivo do mundo atracou no Brasil nesta quarta-feira (28), marcando o início de uma megaoperação logística que deve levar até cinco dias para ser concluída. A operação ocorre no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, e envolve o desembarque de 7.292 veículos elétricos da montadora chinesa BYD.

A descarga será realizada por meio do método Ro-Ro (Roll-on/Roll-off), em funcionamento contínuo 24 horas por dia. Nesse processo, os veículos entram e saem do navio por meio de rampas, sem a necessidade de guindastes ou içamento — o que acelera significativamente a operação. O terminal de Itajaí estima uma média de movimentação de 100 veículos por hora.

Carro BYD desembarcado no porto
A megaoperação vai acontecer 24 horas por dia por até 5 dias. (Fonte: Porto de Itajaí/Reprodução)

Megaoperação do tipo Ro-Ro

O navio, batizado de BYD Shenzhen, foi projetado especialmente para essa rota e está em sua viagem inaugural. A embarcação atracou por volta das 11h de quarta-feira e representa a maior movimentação de veículos da história do Brasil, segundo o terminal.

Para a realização da operação, estão sendo mobilizados:

  • 130 caminhões-cegonha;
  • Mais de 500 profissionais;
  • 10 estivadores para o monitoramento de carga;
  • 18 motoristas para o desembarque terrestre.

“Estamos trabalhando muito para tornar o Porto de Itajaí, cada dia, mais forte e mais nosso. Esta semana, Itajaí está no centro do mundo: vamos receber a maior operação de automóveis da nossa história. O porto de Itajaí está bombando”, declarou o superintendente João Paulo Tavares Bastos em comunicado oficial.

Quer saber mais sobre o impacto da mobilidade elétrica no Brasil? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais movimentações do setor automotivo e da indústria tecnológica.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.