Você está ali dirigindo, dá aquela olhadinha no retrovisor e… o carro já entendeu que você quer trocar de faixa. Sem drama, sem “tem certeza disso?”. Isso não é ficção, é o novo BMW iX3 com Snapdragon Ride Pilot, um sistema de direção automatizada com inteligência artificial que promete mudar completamente a forma como a gente se relaciona com o volante.
Para quem já abandonou 3 décadas de vida como eu, é um privilégio ver tudo aquilo que a gente via em filmes de ficção científica virando realidade. De verdade: o que antes era coisa de De Volta Para o Futuro, agora está estacionando na sua garagem.
)
Mas espera um pouco… o carro entende olhares?
Sim. E empurrãozinho no volante também. Tipo quando o Paul Walker (Velozes e Furiosos) só dava aquele jeitinho no volante e o carro já respondia, com ajuda do roteiro, claro. Agora, é a IA que assume esse papel. O sistema reconhece sinais sutis do motorista, como movimentos de cabeça ou direção, para antecipar intenções de manobra. Isso se chama mudança de faixa contextual, e é só uma das funções avançadas do Snapdragon Ride Pilot.
Visão 360°, câmeras inteligentes e um cérebro que nunca dorme.
O segredo está numa arquitetura poderosa que combina câmeras de alta resolução, sensores de radar e um software de percepção 360° alimentado por IA.
Essa pilha tecnológica foi desenvolvida ao longo de três anos, com mais de 1.400 engenheiros da Qualcomm e da BMW trabalhando juntos. Resultado? Um sistema que reconhece faixas, placas, veículos, pedestres e até vagas de estacionamento, tudo em tempo real.
Se você nunca ouviu falar da Qualcomm, pode apostar que já usou alguma tecnologia deles sem saber. A empresa é uma gigante da inovação tecnológica, responsável por desenvolver os chips Snapdragon que estão em boa parte dos smartphones Android, inclusive os intermediários e os mais potentes.
)
Eles também estão por trás de soluções em conectividade 5G, inteligência artificial, notebooks com Snapdragon e, agora, aceleram forte no setor automotivo com sistemas embarcados em veículos de última geração.
E não é exagero: o supercérebro do sistema oferece 20 vezes mais poder de computação que a geração anterior da BMW. Além disso, ele é treinado para reagir em situações complexas com base em milhões de quilômetros rodados em simulação.
É o tipo de inteligência que aprende com o mundo real, se atualiza pela nuvem e ainda garante conformidade com os mais altos padrões de segurança automotiva, como ASIL, FuSa, NCAP e até V2X, aquele sistema que permite o carro "conversar" com outros veículos e a infraestrutura das cidades.
É direção autônoma ou não é?
Quase! O sistema tá no famoso Nível 2+ de automação, onde o carro assume várias tarefas, mas o motorista ainda precisa estar presente e atento. A diferença aqui é que o Snapdragon Ride Pilot leva o Nível 2 a um novo patamar, com assistência de autoestrada, direção com mãos livres em faixas autorizadas e estacionamento automático com detecção de vagas via IA.
Cultura pop explica melhor…
É como se o KITT do Super Máquina tivesse voltado, só que agora com Snapdragon, Wi-Fi e sotaque alemão.
Pensa no Her, mas ao invés de se apaixonar pela IA, você a deixa te levar para o litoral sem errar uma saída.
O sistema fez sua estreia no IAA Mobility 2025, na Alemanha, e já foi validado em 60 países, com previsão de alcançar mais de 100 mercados até 2026. A BMW será a primeira a adotar o sistema na plataforma Neue Klasse. A Qualcomm já abriu as portas para outras montadoras também embarcarem nesse rolê.
)
Quando a gente fala em veículos elétricos ou qualquer carro elétrico moderno, já se espera encontrar tecnologias de ponta como os sistemas ADAS. Mas o mais interessante desse projeto da Qualcomm é que ele não foi criado só para carros top de linha ou 100% elétricos.
A ideia é justamente tornar essa tecnologia mais acessível e escalável, permitindo que outras marcas e modelos, elétricos, híbridos ou até a combustão também possam incorporar esses recursos avançados de direção assistida. É um passo importante para levar inovação de verdade para toda a indústria automotiva.
E aí? Já pensou em ter um carro que lê seus sinais melhor que seu último date, e com bem menos drama?
E para você, leitor do TecMundo, é sempre um prazer trazer essas informações e acompanhar de perto, com vocês, a evolução dos nossos veículos, direto da primeira fila. Vamos juntos!
)