A organização responsável pela padronização do Bluetooth, a SIG, fez um anúncio oficial lançando a versão 5.0 da tecnologia. Esse novo padrão deve trazer quatro vezes mais alcance do que o atual Bluetooth 4.1 e também dobrar a velocidade de transferência de dados.
Mesmo com essas melhorias em alcance e banda, o Bluetooth 5.0 vai consumir exatamente a mesma quantidade de energia do padrão atual, o qual foi basicamente uma revisão para tornar a tecnologia mais econômica do que em suas versões anteriores.
A Bluetooth SIG acredita que essas melhorias sejam especialmente importantes para dispositivos que sigam o padrão da Internet das Coisas, que deve consistir em diversos equipamentos domésticos conectados à web por meio de outras máquinas mais capazes, como smartphones, para automatizar algumas atividades do nosso dia a dia.
O Bluetooth 5.0 vai transformar a forma como as pessoas experimentam a Internet das Coisas
“O Bluetooth 5.0 vai transformar a forma como as pessoas experimentam a Internet das Coisas, tornando isso algo que acontece ao nosso redor de forma simples e sem dificuldades”, comentou em nota oficial o diretor executivo da SIG, Mark Powel.
A expectativa da organização é lançar o padrão entre o fim deste ano e o início do próximo. Com isso, empresas parceiras que utilizam a tecnologia poderão começar a produzir equipamentos que utilizarão o padrão, como smartphones, alto-falantes, equipamentos para a Internet das Coisas, além de transmissores do tipo beacon.
Foco em beacons
A função de transmissão sem pareamento do Bluetooth 5.0 também será bastante melhorada. Segundo a SIG, a capacidade será aumentada em oito vezes. Com isso, esses beacons poderão ser posicionados em lugares como aeroportos, shoppings, museus e outros.
Já existem aparelhos desse tipo em uso no mundo, mas eles possuem funcionalidade limitada atualmente, dada a baixa capacidade de transmissão de dados em pouco espaço de tempo para os usuários.
- Leia também: Os 7 melhores celulares para fotografia em 2025
)
Com oito vezes mais capacidade, esses aparelhos poderão ser mais úteis, possibilitando que pessoas utilizem seus smartphones para navegar dentro de grandes prédios, como os exemplos citados. A SIG espera que, até 2020, mais de 371 milhões de beacons Bluetooth sejam vendidos.
Atualmente, existem mais de 8,2 bilhões de eletrônicos em funcionamento no mundo utilizando a tecnologia da organização. Recentemente, a SIG conseguiu alcançar 30 mil empresas associadas.
)