Quem mora em São Paulo deve se lembrar dos famosos telecentros. No início dos anos 2000, eles foram os responsáveis pela introdução de milhares de habitantes a tecnologia e a informática. Em entrevista concedida para os jornalistas na Campus Party, Simão Pedro Chiovetti, secretário de serviços da Prefeitura de São Paulo, revelou que a cidade pretende lançar um edital para a licitação de 12 “laboratórios tecnológicos” ou “fab labs”.
O local será equipado com impressoras 3D, equipamentos de marcenaria e internet móvel, bem como soluções técnicas para que alunos e startups possam criar novos projetos e empreendimentos.
Segundo o secretário, o edital deve estar pronto e ser lançado até o fim desta semana ou da próxima, sendo que os centros já devem estar prontos até o final de 2015. Alguns dos locais atendidos pelos “fab labs” serão a região da Bela Vista e a Casa de Culturas, na Freguesia do Ó. No entanto, há planos para que os estabelecimentos cheguem também em Corinthians Itaquera e na Cidade Tiradentes.
“Antigamente, era muito mais difícil ter um computador, mas isso mudou. Embora tenhamos lançado as praças conectadas, nós queríamos criar ‘telecentros do futuro’”, explicou Chiovetti.
)
São Paulo de olho no futuro
Além do convite feito para a visitação da Campus Party, Chiovetti defendeu que há um esforço por parte da prefeitura para tornar a cidade mais inteligente, incentivando que os cidadãos e os visitantes do evento circulem por São Paulo.
“Promovemos as hackatonas para criação de aplicativos e instalamos internet no ônibus, além disso desejamos tecnologia na fiscalização de serviços e estamos trabalhando no desenvolvimento desse conceito. Todas essas medidas visam deixar a cidade mais inteligente”, concluiu o secretário.
)