Carros elétricos já são uma realidade, mas a maioria das montadoras ainda não encontrou uma forma acessível de aumentar significativamente a autonomia desses veículos, que geralmente não podem percorrer tantos quilômetros quanto os concorrentes tradicionais que utilizam combustíveis fósseis e motores de combustão interna.
Em busca de uma solução, a fabricante chinesa Hanergy decidiu implantar painéis solares em quatro protótipos de automóveis que devem chegar ao mercado nos próximos três anos. Os carros terão baterias de alta capacidade e também poderão ser plugados a carregadores convencionais. Os painéis solares servirão como um reforço para aumentar a autonomia e também para permitir que as baterias sejam recarregadas no caso de não haver nenhuma tomada/estação por perto.
Os painéis solares de última geração desenhados pela empresa asiática são formados por uma película ultrafina e têm uma taxa de conversão de 31,6%. Estima-se que o percentual de aproveitamento dos painéis possa atingir 38% nos próximos quatro anos e 42% até 2025, o que tornaria viável a construção de automóveis totalmente movidos a energia solar.
)
Atualmente, os carros da Hanergy podem armazenar aproximadamente 10 kWh de energia quando expostos ao sol durante cinco ou seis horas. Isso seria suficiente para proporcionar uma autonomia de 80 quilômetros, o que pode ser mais do que suficiente para trajetos urbanos. Quando carregados completamente, os veículos podem alcançar até 350 KM – um número certamente muito mais atrativo.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)