Henrik Fisker é um sujeito bem genioso: antes da Tesla tomar a proporção monstruosa que ela tem hoje, o designer dinamarquês – que trabalhou em projetos como o Aston Martin DB9 e BMW Z8 – já exibia o seu Fisker Karma por aí, que, bem, não foi necessariamente um sucesso (e mesmo assim teve gente disposta a ressuscitar o projeto)
Mesmo assim, Fisker não deixou a peteca cair e anunciou no fim do ano passado que faria um novo carro, e ele está aqui: é o Fisker EMotion, uma mistura de Eletricidade com Movimento... Ou algo assim. A revelação oficial veio depois de alguns teasers que foram mostrando um pouquinho mais do carro.
)
O nome pode não ser o mais genioso, mas a proposta, definitivamente, é: com a ajuda de nanotecnologia e de elementos como o grafeno, a promessa é que o novo veículo elétrico consiga fazer 640 quilômetros por recarga. Além disso, o estilo EMotion não é nada mal também.
Fisker afimra que o EMotion poderá atingir 260 km/h de velocidade máxima, o que ainda não pode ser provado já que não se tem nada mais concreto além de imagens que dão uma ideia de como ele será por fora – não que isso seja ruim: as portas que abrem para cima, e o design arrojado, com linhas laterais bem marcantes, para-lamas levemente alargados, já são características bem interessantes para um veículo que vem com a responsabilidade de bater de frente com a Tesla.
)
Ainda assim, no papel tudo está muito bacana, nas palavras do próprio criador: “O Fisker EMotion terá uma estrutura composta de fibra de carbono e alumínio com uma integração inovadora de baterias. O carro usará uma tecnologia nova de baterias utilizando grafeno, sendo produzidas pela Fisker Nanotech, uma joint venture entre a Fisker Inc. e a Nanotech Energy”.
- Leia também: O que é o trem Maglev e como ele funciona?
O único problema aqui é que, assim como o próprio EMotion, não há qualquer indício de que essas novas tecnologias sequer existam. De qualquer forma, Fisker afirma também que o carro virá com direção autônoma – só falta eles encontrarem alguém disposto a desenvolver o hardware necessário.
No fim das contas, e ao melhor estilo Henrik Fisker, pouca coisa concreta foi revelada a respeito do novo Fisker EMotion: o que se tem por enquanto, além do nome e de algumas fotos, é que uma série de promessas de novas tecnologias que ainda não foram demonstradas. Ah, Fisker também antecipou, através de seu twitter, que o carro terá mais espaço para os ocupantes da parte de trás do veículo também.
)
De qualquer forma, não se sabe ainda quando você terá que desembolsar para comprar um EMotion, mas o veículo será lançado de forma definitiva segundo trimestre de 2017, com as vendas começando pouco tempo depois.