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Sobre rodas: Windows, Android e iOS querem invadir o seu carro

Saiba como estão os preparativos das maiores desenvolvedoras para levarem os seus sistemas operacionais aos automóveis

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

schedule05/07/2014, às 20:58

Sobre rodas: Windows, Android e iOS querem invadir o seu carroFonte: Ford

Imagem de Sobre rodas: Windows, Android e iOS querem invadir o seu carro no site TecMundo

Três das maiores empresas de tecnologia do mundo estão trabalhando duro para fazer com que seus sistemas operacionais não fiquem limitados aos computadores, smartphones e tablets. Estamos falando de Google, Microsoft e Apple, que já mostraram diversas novidades relacionadas ao mundo dos automóveis. Isso mesmo, as gigantes tecnológicas estão com muita vontade de invadir o seu carro.

Mas quais seriam as formas escolhidas para que elas consigam fazer isso? É claro que elas não podem apenas instalar os seus sistemas operacionais portáteis nos veículos. Por isso, têm acontecido investimentos bem interessantes em diversos ambientes: desde o desenvolvimento de SOs para computadores de bordo até as parcerias com montadoras bem conhecidas pelos consumidores.

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Está curioso para saber um pouco mais sobre esses investimentos? Então confira agora mesmo como estão os trabalhos das três empresas já mencionadas para a chegada dos sistemas embarcados em computadores de bordo de todo o mundo. Será que você já escolheu o seu favorito?

CarPlay: a aposta da Apple

“Conectividade” é a palavra que pauta o desenvolvimento de aplicativos e sistemas operacionais nos últimos anos. E é com base nela que a Apple decidiu criar os sistemas embarcados do CarPlay, que funciona de um modo bem interessante. O sistema é totalmente integrado à Siri para garantir que os motoristas possam realizar todo o controle sem precisar tirar as mãos do volante — o botão de ativação fica nele.

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Ele utiliza o Apple Maps para garantir facilidade na navegação por GPS — incluindo os recursos de “curva a curva” para os motoristas. Além disso, também dá acesso às ligações e mensagens de texto recebidas pelo celular ao qual está conectado e permite o controle rápido do som automotivo — que pode reproduzir músicas que estejam armazenadas no celular e, no futuro, também em aplicativos nas nuvens.

Dependendo da fabricante dos carros ou dos aparelhos em que o CarPlay será instalado, ainda é possível utilizar uma série de outras conexões. Por padrão, o SO será conectado aos iPhones por meio de conexões Bluetooth, mas é possível que as parcerias resultem em dispositivos com docking stations ou cabos especiais para facilitar as conexões.

Até o momento, já existem 29 montadoras de automóveis que estão com contratos fechados com a Apple. Entre as mais conhecidas dos brasileiros estão: Fiat, Peugeot, Kia, Toyota, Nissan, Ford, Chevrolet, Audi, BMW, Honda, Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo. Quanto às fabricantes de aparelhos, por enquanto apenas a Alpine e a Pioneer estão confirmadas.

Android Auto: o que há além do Google Maps?

Navegador de GPS, aplicativos de controle de música e sistema de integração com smartphones para receber e responder mensagens de texto por meio de recursos de voz. Parece que estamos falando do CarPlay outra vez, mas a verdade é que estamos citando os principais recursos do Android Auto, que foi anunciado pela Google durante a conferência Google I/O deste ano.

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Não há muitas diferenças entre os dois sistemas operacionais. É claro que os aplicativos utilizados por cada um deles são bem diferentes, mas as semelhanças são bem evidentes. O Android Auto usará o Google Maps para oferecer vários recursos de navegação aos consumidores, e isso pode ser um ponto positivo — uma vez que o app é mais consolidado no mercado do que o Apple Maps.

Por outro lado, o sistema da Google possui uma montadora parceira a menos do que o CarPlay — eram oito a mais, mas um novo anúncio da Apple mudou essa história. Quanto aos aparelhos, a gigante de Mountain View deve se sair melhor no começo das vendas. Até o momento, JVC Kenwood, Alpine, Panasonic, Pioneer e Parrot já confirmaram parcerias com ela.

E o Windows?

Alguns conceitos de sistema operacional da Microsoft já foram vistos em algumas conferências da empresa. Um caso bem conhecido ocorreu durante a Build deste ano, quando a empresa mostrou o “Windows in Car”, que funciona da mesma maneira que os outros sistemas já mencionados neste artigo — mas com a interface do Windows Phone 8 e a assistente pessoal Cortana, é claro.

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Já existem alguns planos concretos para o início da produção desses sistemas, mas não é possível dizer exatamente o que esperar das montadoras parceiras. É claro que a Microsoft possui algumas cartas na manga, mas pouco foi divulgado oficialmente até hoje — por isso não há como dizer exatamente quando surgirão novidades mais concretas. Também precisamos nos lembrar de que a empresa de Redmond já flertou com as montadoras no passado.

O sistema Ford Sync — que integra smartphones aos carros da Ford — é totalmente baseado no sistema operacional embarcado Windows CE, que também equipa uma grande quantidade de navegadores GPS. O grande problema disso é a falta de uma uniformidade para os consumidores, o que faria com que um “dono de Fiat” não conseguisse utilizar fluidamente o “sistema da Ford”.

Quando tudo isso será uma realidade?

Para o mercado dos Estados Unidos, já é possível comprar um carro com sistemas operacionais mais complexos. Hoje, estão disponíveis alguns modelos baseados no Windows CE — o mais conhecido é o Ford Sync, já mencionado —, e até o final do ano devem chegar às lojas também os automóveis com o Android Auto. Para o CarPlay, a Apple já anunciou que carros mais antigos com computadores de bordo de alguns modelos poderão ser atualizados para receber o SO.

undefinedSync utilizado em alguns carros da Ford

No ano que vem, uma série de veículos deve ser lançada no mercado norte-americano com os dois sistemas embarcados. Já no Brasil, a história deve ser um pouco mais complicada. Carros com computadores de bordo desse tipo ainda são uma raridade por aqui e, devido ao atraso natural das tecnologias automotivas, é bem pouco provável que os vejamos em menos de cinco anos.

Por que eles são melhores que sistemas independentes?

O grande trunfo dos sistemas operacionais criados por desenvolvedoras é a facilidade do uso, principalmente para mercados em que os veículos são trocados em poucos anos — como acontece bastante na Europa e nos Estados Unidos. Havendo um padrão nos sistemas operacionais, os consumidores vão poder trocar de modelos e montadoras e continuar com o mesmo SO aos quais já estão habituados.

É nesse ponto que os consumidores devem encontrar mais vantagens. Além disso, é claro que nós precisamos citar as possibilidades trazidas pelos novos softwares. Interagir com os smartphones e fazer com que os navegadores GPS sejam mais completos e tragam diversas possibilidades para todos. No futuro, é bem possível que até mesmo apps de terceiros — como o Waze — possam ser usados nos carros.

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Como já dissemos, ainda deve demorar alguns anos para que possamos ver esses sistemas em funcionamento nos automóveis vendidos aqui no Brasil. É de se esperar que algumas importadoras tragam veículos com eles, mas, para a grande maioria da população, deve demorar algum tempo até que tudo esteja disponível. Você usaria um carro com os sistemas operacionais citados aqui?