Por mais que a Samsung ainda não tenha entrado na onda de tirar o conector de fones de ouvido dos seus smartphones, isso não quer dizer que eles não possuem opções legais de earbuds sem fios. O Gear IconX 2018 é a segunda geração do acessório da coreana e trouxe várias melhorias de design e, principalmente, de duração de bateria, mas acabou tendo que abrir mão do sensor de batimento cardíaco.
Eu passei um bom tempo testando os fones e achei que a experiência de uso com certeza é muito boa. O acessório traz vários recursos legais, mas nem tudo é perfeito, e há alguns pontos que ainda poderiam ser melhores – especialmente o preço. Vou dar todos os detalhes na nossa análise, então continue lendo para saber mais.
Esportivo, elegante e discreto
Sem o sensor de batimentos cardíacos, o novo IconX chega em um formato menor, mais fácil de encaixar na orelha e resistente a suor. Aqui no Brasil, os fones estão sendo vendidos na cor preta e com detalhes com bom acabamento em material de textura emborrachada. Com tudo isso, eles conseguem ser ao mesmo tempo esportivos, elegantes e discretos, o que me agradou bastante.
Na parte mais externa, ficam os pequenos painéis sensíveis ao toque, que você usa para controlar tudo o que fizer com o fone, além dos buraquinhos dos microfones. Já na área interna estão a saída de som propriamente dita, os conectores de recarga e um sensor de proximidade para o fone saber quando é removido e parar as músicas sozinho.
A área central do corpo abriga uma alça de borracha relativamente rígida que serve como encaixe e suporte, o que ajuda a evitar que os fones fiquem soltos e corram o risco de cair. Essa parte pode ser facilmente removida, e na caixa há outras duas opções de tamanhos tanto para a alça quanto para a borrachinha da parte de onde sai o som. Dessa forma, basta você escolher a combinação que se encaixa melhor na sua própria orelha.
![]()
Minha experiência de utilização foi realmente muito boa. O novo IconX se fixou muito bem no lugar e não ameaçou cair em momento algum, mesmo quando tombei a cabeça de lado e fiquei pulando como se estivesse com água no ouvido. Em geral, achei a utilização confortável, e nas únicas vezes em que senti algum incômodo depois de um tempo de uso, bastou ajustá-los nas minhas orelhas para que a sensação ruim passasse.
O case é outra coisa que também ficou menor e é feito do mesmo material plástico com textura emborracha dos fones, o que faz com que seja robusto e elegante. Na frente você encontra um botão para abrir a caixinha e dois LEDs, que indicam a situação da bateria de ambos os lados do acessório quando os fones estiverem ali dentro.
![]()
Na traseira há a entrada USB-C para recarregar o conjunto todo e transferir arquivos para a memória interna do IconX, além de um botão para ativar o Bluetooth e mais um LED, que serve para indicar tanto o status da conectividade do acessório quanto o da recarga e o da bateria do próprio case.
Som dos bons, mas sem destaque
Falando agora sobre a utilização propriamente dita, vamos começar pelo som. O Gear IconX de 2018 tem áudio de boa qualidade, com graves e agudos bem marcados e capacidade de chegar a volumes fortes sem distorções perceptíveis. O resultado não é nada que sirva para que ele se destaque da concorrência no quesito sonoro, mas também não quer dizer que a qualidade sonora é ruim. Ela é boa, mas não vai servir para os audiófilos que quiserem tirar o máximo de qualidade de faixas Hi-Res.
Para ouvir suas músicas, você terá duas opções: transferir os arquivos direto para a memória interna dos fones de ouvido ou pareá-los com um smartphone via Bluetooth. Para o primeiro caso, o acessório conta com 4 GB de armazenamento de cada lado, dos quais 3,4 GB ficam livres para você usar para guardar seus sons favoritos. No entanto, antes que você ache que vai dar para usar o total de 6,8 GB com faixas diferentes, saiba que não é assim que funciona.
![]()
Quando você salva músicas diferentes em cada lado, os fones de ouvido acabam tendo problemas para sincronizar os áudios, e aí não conseguem reproduzir tudo. No fim das contas, você vai ouvir apenas o que estiver salvo em um dos lados. E pior: a música só vai ser reproduzida em um dos lados – o outro vai ficar mudo.
Para evitar que isso aconteça, você deve salvar as mesmas faixas dos dois lados, permitindo que o IconX reproduza tudo sem problemas. E é por isso que temos que considerar que o espaço interno total disponível para uso é de apenas 3,4 GB. Mesmo que você tenha arquivos leves e consiga fazer caber mais de mil faixas no armazenamento, o fone só vai tocar as mil primeiras da lista de reprodução. Sim, o fone tem opção de playlists, mas sobre isso eu falo mais abaixo.
Salvando suas músicas
Na hora de transferir músicas para a memória do fone de ouvido, você tem três opções. A mais fácil é colocar os acessórios no case, fechar, usar o cabo USB incluso para ligar tudo em um PC, escolher quais músicas quer e copiar uma vez para dentro da pasta de cada um dos lados.
Outra possibilidade é usar um dos acessórios que também vêm inclusos para ligar o conjunto do IconX ao seu smartphone e pegar suas músicas direto de lá, mas aqui há uma ressalva. A Samsung avisa no seu próprio manual que esse método via cabo não funciona em todos os celulares, e foi isso mesmo que eu vi na prática. No caso, simplesmente não consegui passar músicas via USB de um OnePlus 5t para o IconX.
![]()
Já a terceira possibilidade é usar o aplicativo Samsung Gear IconX do seu celular pareado para transferir faixas via Bluetooth. Até o final de março, quando o vídeo da nossa análise foi para o ar, esse método permitia transferir só um arquivo por vez. No entanto, de lá para cá o IconX foi atualizado para permitir o envio de várias faixas simultaneamente sem fios, tornando essa opção bem mais interessante.
- Leia também: Como desativar o modo desenvolvedor do celular?
Gestos e mais gestos
Depois que as músicas estiverem salvas, é só você colocar os fones no ouvido e dar um toque rápido no painel touch de qualquer lado para começar a reprodução de todas as faixas. Dois toques rápidos servem para pular para a próxima faixa, e três fazem voltar à anterior. Além disso, dar um toque rápido e depois um segundo toque longo serve para alterar entre listas de reprodução diferentes.
Essa organização entre playlists você pode fazer pelo app do Gear IconX para celular, mas sobre o aplicativo eu darei detalhes mais para baixo. Além da reprodução de músicas, há outras coisas que você controla por gestos no touch dos fones.
![]()
Teoricamente, deslizar o dedo para cima ou para baixo serve para aumentar ou reduzir o volume do áudio, mas comigo isso não funcionou. O que deu certo para mim foi deslizar para frente para deixar o som mais fraco ou para trás para ele ficar mais forte, mas isso provavelmente foi por causa da posição de encaixe do IconX nas minhas orelhas, que o fazem ficar de lado. Assim, você vai ter que testar para ver como funciona para você.
Com só um toque longo, uma voz vai ler o menu para você. Aqui, o idioma padrão é inglês, mas você pode usar o app da Samsung para mudar para outras oito línguas – infelizmente, o português não é uma delas. A voz dita as opções para você enquanto seu dedo ficar no lugar; para selecionar, basta desencostar na hora em que ela falar a função que você quer acessar.
Os recursos disponibilizados dessa forma são: iniciar ou encerrar o rastreamento de exercícios, que é uma função que eu detalharei a seguir; ativar o recurso de som ambiente para você poder ouvir o que estiver rolando ao seu redor, algo legal para evitar acidentes na rua, já que o isolamento acústico quando você está com os fones no ouvido é bem grande. Além disso, se você estiver com um smartphone pareado, o menu de opções faladas do IconX permite também dar comandos de voz para a Bixby, Google Assistente ou Siri – qual delas vai ser usada depende do celular que você estiver usando, já que o fone não vem com isso embarcado.
![]()
Quando você receber uma ligação, dois toques servem para aceitar e também para trocar entre chamadas em espera. Para recusar uma ligação antes de atender, é só dar um toque longo, e para encerrar quando estiver em uma chamada você também só usa dois toques. Durante as chamadas, o áudio é bom tanto para você quanto para quem estiver ouvindo.
Rastreando suas corridas
O recurso de exercício funciona de duas maneiras: ou você ativa no menu, como eu expliquei mais acima, ou então ele é ativado automaticamente quando você fizer uma caminhada de mais de 10 minutos. O fone executa essa função em silêncio quando ela é ativada de forma independente, mas quando você inicia o rastreamento, a voz do fone vai falando por cima da música que você estiver ouvindo para mantê-lo informado sobre seu ritmo e aumentar sua motivação.
Antes de testar, achei que isso seria irritante, mas no fim das contas as mensagens não me incomodaram e acabei tendo que morder a língua. A voz só me fazia dar um pouco de risada quando vinha alguma coisa puramente motivacional, como “You can do it! Keep going!”, o que pode ser traduzido como “Você consegue! Continue!”.
![]()
O fone usa um acelerômetro próprio para monitorar velocidades média e máxima, distância percorrida no total, duração da atividade e estimativa de calorias perdidas. Como o acessório não tem GPS próprio, sua rota não fica salva, e esses dados todos são aproximados, então quem quer treinar de forma profissional vai precisar de outros dispositivos mais precisos. O IconX vai só servir mesmo para quem é mais casual e quer só um empurrãozinho para se exercitar.
Seu celular pode limitar funções
As informações acumuladas ficam gravadas no acessório e depois são salvas no app Samsung Health quando você parear o acessório com um celular compatível. Ele funciona normalmente como fone wireless quando está pareado com qualquer smartphone via Bluetooth, independentemente de ele ter Android, iOS ou outro sistema.
O problema é que o aplicativo do Gear IconX só está disponível para dispositivos que tenham o sistema da Google na versão 4.4 KitKat ou mais recente. Aí, quem usa um aparelho da Apple ou com Android mais velho pode esquecer as funções controladas pelo app.
![]()
Opções no app
Na aba Informações, você pode ver o nível da bateria de cada lado do fone, dicas para lembrar os comandos por gestos, ajustar o volume do som, gerenciar as músicas salvas e separá-las nas playlists de esportes ou de favoritas. Além disso, é possível escolher se o áudio será reproduzido do smartphone ou das músicas salvas no IconX e ver seus exercícios salvos no Samsung Health.
Em Configurações, é possível transferir músicas via Bluetooth, escolher quais apps do celular vão mandar notificações sonoras no fone, determinar o tipo de treino que deseja que o fone ofereça para você, fazer os fones soltarem barulhos altos para encontrá-los e, ainda, selecionar a ordem da leitura das opções no menu do fone e o idioma da voz que fala com você. Fora isso, há alguns detalhes extras sobre o Gear e a possibilidade de atualizar o firmware do produto.
![]()
Bateria na medida certa
Antes de seguir para os finalmentes, faltou falar das baterias. Cada lado do fone vem com reservas de 82 mAh, o que parece pouco, mas rende o bastante para você não ter que se preocupar com isso mesmo em sessões longas de treino. Além disso, o case tem mais 340 mAh, aí basta colocar os acessórios dentro dela para que usem a energia que está ali e fiquem prontos para a próxima.
Segundo a Samsung, 10 minutos no case rendem 1 hora de uso. Isso é uma informação difícil de verificar na prática, mas o fato é que eu não fiquei na mão enquanto usava o novo IconX no dia a dia. Vale ressaltar que os fones permanecem ligados o tempo todo enquanto estão fora da caixa, de forma que você precisa andar com ela se não quiser desperdiçar energia.
Durante o período de mais de 1 mês de teste do IconX 2018, usando-o por mais ou menos 1 hora e meia por dia, eles aguentaram cerca de 4 dias e meio enquanto eu estava ouvindo apenas as músicas salvas sem parear o smartphone. Ativando o Bluetooth, a duração caiu para uns 2 dias e meio, quase 3, o que para mim já é um tempo legal. Seria melhor se fosse mais? Claro, mas assim já dá um caldo.
![]()
Para recarregar tudo, você coloca os fones no case e liga o cabo USB a um computador. As luzes vermelhas na frente indicam que a recarga dos fones está em andamento, e aí quando completar os LEDs ficam verdes e depois apagam. A luz na traseira também faz a mesma coisa, mas informa o status da bateria do próprio case.
Usando um PC, o tempo de recarga de zero a 100% foi mais ou menos 1 hora e 45 minutos para os fones, mas o case levou cerca de 45 minutos adicionais para ficar cheio. No total, isso quer dizer em torno de 2 horas e meia para recarregar o conjunto completo. E como o IconX não vem com um plugue para ligar na tomada, você vai ter ou que comprar um ou se planejar para ligá-lo a algum computador ao longo do dia.
Vale a pena?
Aqui está o principal ponto negativo do novo Gear IconX. No site oficial da Samsung, ele está sendo vendido por absurdos R$ 1,5 mil, o que é R$ 100 mais caro até que o valor dos AirPods na loja online da Apple. Procurando em varejistas na internet, dá para encontrar os dois por cerca de R$ 1 mil. Esse valor continua bastante salgado, então é claro que esses fones não são recomendados para a maioria das pessoas – e dá para encontrar opções legais com e sem fios custando muito menos.
![]()
Mesmo assim, para quem tem grana sobrando, o IconX 2018 se destaca do rival da Maçã por causa do design mais confortável e que se fixa melhor no lugar, além dos controles mais completos por gestos e toques.
Somando-se a isso, há ainda as funções extras para quem tem um celular compatível com o app da Samsung, mas esse ponto só é vantagem para quem não usa iPhone. De qualquer forma, não é como se os AirPods tivessem alguma função no iOS que o rival não consiga fazer com qualidade parecida, então para mim o Samsung ainda está um pouco na frente se você tiver dinheiro sobrando para escolher entre os dois.
![]()
-----
E aí, o que você achou do Gear IconX de 2018? Mande a sua opinião e qualquer dúvida que tiver sobrado nos comentários abaixo, que eu responderei assim que puder – ou então fale comigo pelo perfil @Leobrjor no Instagram ou no Twitter. Se você curtiu o Gear IconX 2018, confira a seguir onde conseguir o melhor preço.
E se quiser facilitar a própria vida e sempre saber o melhor valor do acessório da coreana e de vários outros produtos, clique aqui para instalar a extensão do TecMundo Descontos para o Google Chrome. Além de pesquisar várias lojas para encontrar o melhor valor atual para o que você quiser, dá até para receber alertas quando os dispositivos desejados estiverem com preços imbatíveis.
Opções de Compra
- Gear IconX 2018: https://goo.gl/68ZrTs
![Samsung Gear IconX 2018: review/análise [vídeo]](https://tm.ibxk.com.br///2018/04/16/16164343430069.jpg?ims=358x269/filters:quality(80))