menu
Tecmundo
Celular

Pesquisa diz que brasileiro usa mais chamada por vídeo do que com voz

Levantamento feito por firma estrangeira conclui que operadoras podem perder cada vez mais receita com as ligações tradicionais

11/07/2018, às 08:52

Pesquisa diz que brasileiro usa mais chamada por vídeo do que com voz

Fonte: Ovum

Imagem de Pesquisa diz que brasileiro usa mais chamada por vídeo do que com voz no tecmundo

Que tipo de formato você usa quando envia mensagens além das textuais; somente o áudio ou vídeo também? Bem, de acordo com o relatório Digital Consumer Insights 2018, que avalia o comportamento dos consumidores de tecnologia por meio de pesquisas sazonais, os brasileiros utilizam mais a conexão direta por vídeo do que por voz.

O levantamento foi realizado pela empresa Ovum, junto a 5121 pessoas no Brasil, China, África do Sul, Reino Unidos e Estados Unidos. A China concentra o maior número de usuários das chamadas por vídeo, com 76% dos entrevistados dizendo ter feito ao menos uma ligação dessa forma por meio de um app no smartphone no último mês.

O Brasil figura em segundo nessa lista, com 72% — e 53% afirmando ter se comunicado com voz em tempo real. Os números também são consideráveis na África do Sul (65% por vídeo e 44% por voz) e caem no Reino Unido e nos Estados Unidos. Isso indica que esses consumidores ainda preferem usar o texto ou as chamadas tradicionais.

pesquisa

Para as operadoras, essas não são boas notícias, pois assim elas veem suas receitas vindas das ligações convencionais serem canibalizadas pelos serviços de voz e vídeo sobre IP. Uma das soluções para as companhias, segundo o documento, seria oferecer alternativas semelhantes, a baixo custo. Se isso não acontecer, a tendência é que se use mesmo cada vez menos as chamadas telefônicas de outrora e cada vez mais os aplicativos de comunicadores instantâneos. “Caso contrário, é preciso reconhecer a derrota e se retirar”, projeta a análise.

E você, usa mais chamadas por voz ou por vídeo? E ainda realiza muitas chamadas telefônicas tradicionais? Diga para a gente ali nos comentários.