menu
Logo TecMundo
Celular

Manifestantes destroem iPhones na Turquia para protestar contra Trump

Apoiadores do governo Erdogan não gostaram de uma recente medida do presidente dos Estados Unidos

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

20/08/2018, às 06:16

Manifestantes destroem iPhones na Turquia para protestar contra TrumpFonte:

Imagem de Manifestantes destroem iPhones na Turquia para protestar contra Trump no tecmundo

A disputa diplomática entre Estados Unidos e Turquia atingiu de vez os fãs de tecnologia do país europeu. Após o presidente Recep Tayyip Erdogan pedir um boicote da população aos produtos da Apple, apoiadores do governo começaram a gravar vídeos mostrando os aparelhos da Maçã sendo destruídos sem dó nem piedade.

No vídeo abaixo, um grupo de pessoas protesta quebrando cinco aparelhos com uma marreta, estendendo a bandeira da Turquia. Um outro clipe que circula no YouTube mostra um jovem atirando em um iPhone com uma pistola, deixando um furo na tela.

Já o clipe a seguir mostra um compilado de pessoas destruindo o aparelho, a maioria usando martelos para danificar a carcaça do dispositivo. Alguns manifestantes estão usando táticas mais baratas: derramar o conteúdo de garrafas de refrigerante de marcas do país inimigo, por exemplo.

Entenda o caso

Dando continuidade a uma série de medidas protecionistas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dobrou o preço de importação de aço e alumínio para alguns parceiros comerciais, incluindo a Turquia.

Porém, a medida específica contra a Turquia foi uma represália, já que aconteceu após a recusa da liberação do pastor Andrew Brunson. Por que ele é importante? Além de ser norte-americano, ele estava detido no paír europeu por ser acusado de conspirar contra Erdogan, enquanto os EUA dizem que ele é um preso político.

"Vamos boicotar os produtos eletrônicos dos Estados Unidos e produzir todos os produtos que estamos importando do exterior, com moeda estrangeira aqui, e nós seremos os que exportam esses produtos. Se eles têm iPhones, por outro lado existe a Samsung. E temos o nosso próprio Vestel", afirmou Erdogan, citando a concorrência direta da Maçã e também uma fabricante local.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias