A Samsung acabou de receber uma patente do Departamento de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO, na sigla em inglês), que, provavelmente, foi registrada em 2018. A patente se refere a um smartphone com parte da tela flexível, que ficará dobrada para trás do aparelho.
Quando dobrada, a tela apresentará a proporção de 16:9. Ao ser desdobrada, ela se estende até a proporção 18:9. Dentre as outras patentes de telas flexíveis da Samsung, há uma outra bem parecida com esta, mas com a diferença de ela partir de dentro do chassi, no estilo pop-up deslizável. Esta apresentada aqui é mais simples.
Perceba que a parte que ficará dobrada possui um design comum para os dias de hoje, com um notch onde ficarão abrigados a câmera frontal, o alto-falante e os outros sensores. A solução criada pela Samsung resolveria o “problema” da tela com notch ou câmera na tela, mesmo que seja um minúsculo buraco, como o Galaxy Note 10. Isso iria proporcionar uma maior imersão na visualização de conteúdo como vídeos e fotos.
Quando o usuário precisar fazer uma chamada ou usar a câmera frontal, ele teria que desdobrar a outra parte da tela. E a patente não diz se isso aconteceria de forma automática ou manual, mas não conhecemos telas dobráveis que são acionadas automaticamente. Pelo menos, não neste momento.
- Leia também: Como desativar o modo desenvolvedor do celular?
Embora as imagens não mostrem com exatidão, podemos supor que o celular ficaria mais espesso nessa parte onde a tela ficaria dobrada para trás, tal como o Galaxy Fold fica mais “gordinho” quando dobrado.
Também há o fato da fragilidade dessas telas. Esse tipo de aparelho poderia durar bem para quem faz poucas chamadas e selfies, mas para quem usa essas funções com frequência, talvez ele não fosse tão indicado.
De qualquer forma, ainda é apenas uma patente e não sabemos se a Samsung lançaria esse smartphone algum dia.
)