menu
Logo TecMundo
Celular

Galaxy S22: Samsung explica mudança no refresh rate dos celulares

A empresa alterou a tabela de especificações técnicas para trazer mais clareza sobre a taxa de atualização dos celulares

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

schedule16/02/2022, às 05:30

Galaxy S22: Samsung explica mudança no refresh rate dos celularesFonte:

Imagem de Galaxy S22: Samsung explica mudança no refresh rate dos celulares no tecmundo

Após uma estreia bastante favorável de sua nova linha de celulares, a Samsung parece ter corrigido (ou confundido) algumas especificações técnicas dos modelos. O caso em questão se refere à taxa de atualização variável nas telas do Galaxy S22 e Galaxy S22+, que supostamente chegaria ao mínimo de até 10 Hz, mas recebeu um novo piso de 48 Hz em documentos oficiais da sul-coreana — uma mudança bastante negativa para a autonomia da bateria.

Mais especificamente, a "mudança" ocorreu no comunicado oficial para a imprensa dos modelos — onde ainda é possível observar a taxa de atualização das telas definida para a faixa entre 48 Hz e 120 Hz. Por outro lado, um indício de que essa especificação trata-se de um equívoco pode ser encontrado no site brasileiro da Samsung, que detalha a capacidade de variação das telas para  o intervalo de 10 Hz a 120 Hz.

Para complicar ainda mais o caso, o proeminente informante Ice Universe ainda afirmou que o Galaxy S22+ consegue alcançar a taxa de atualização mínima de 24 Hz em situações específicas, como na tela inicial — algo que seria superior às próprias informações da Samsung.

— Ice universe (@UniverseIce) February 13, 2022

Embora o caso se trate de um possível erro, vale ressaltar que a capacidade de variar a taxa de atualização de uma tela pode influenciar dramaticamente o desempenho da bateria de um celular, tablet ou computador. Nesse contexto, é desejável que o piso mínimo do intervalo seja o menor possível, visando otimizar o gasto energético exigido para a exibição de diferentes conteúdos — como o Galaxy S22 Ultra, que consegue chegar a 1 Hz.

Posicionamento da Samsung

Em um comunicado enviado à imprensa, a empresa disse que utilizou o número 10 Hz para ilustrar uma tecnologia proprietária utilizada nos smartphones, mas a taxa de atualização mínima continua sendo de 48 Hz.

"A taxa de atualização da tela foi originalmente listada entre 10 e 120Hz (10 a 120 quadros por segundo), e posteriormente optamos por atualizar a forma como comunicamos essa especificação para estar de acordo com o padrão do setor mais amplamente reconhecido. Não houve alteração nas especificações de hardware, e ambos os dispositivos suportam até 120Hz para rolagem super suave."

Widget de produto do Hub de Ofertas
info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.


Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Adriano Camacho

Especialista em Cibersegurança, Produtos, Hardware e Jogos

Adriano Camacho é Editor de Conteúdo no TecMundo e no Voxel, com cinco anos de experiência na área. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela FAAP, é especializado na cobertura de assuntos ligados à tecnologia e à cultura gamer contemporânea.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 20 horas