menu
Tecmundo
Celular

Samsung remove o 'Z' dos celulares dobráveis nos países bálticos

A mudança pode ter relação com o uso da letra pelas tropas russas que invadiram a Ucrânia

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

29/03/2022, às 12:00

Samsung remove o 'Z' dos celulares dobráveis nos países bálticos

Fonte:  Samsung/Reprodução 

Imagem de Samsung remove o 'Z' dos celulares dobráveis nos países bálticos no tecmundo

Os celulares dobráveis da Samsung à venda em alguns países da Europa passaram por uma pequena modificação na nomenclatura, como relatou o especialista em tecnologia Ishan Agarwal em seu perfil no Twitter, nesta terça-feira (29). De acordo com ele, a fabricante removeu a letra “Z” dos modelos.

Com a mudança, smartphones como o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3, por exemplo, estão sendo listados no site oficial da marca sem o “Z”. Dessa forma, eles aparecem como Galaxy Fold 3 e Galaxy Flip 3 nas páginas da fabricante, mas a nova nomenclatura aparentemente é restrita a certos mercados.

Além da alteração nos sites da marca, a mudança de nome dos celulares Galaxy dobráveis também deve aparecer nas caixas dos dispositivos. Conforme Agarwal, a fabricante já mandou imprimir novas caixas para os aparelhos nos mercados afetados, que não incluem o tradicional “Z” da linha.

— Ishan Agarwal (@ishanagarwal24) March 29, 2022

Segundo o SamMobile, a modificação pode ser notada na loja online oficial da gigante sul-coreana em países como Lituânia, Letônia e Estônia. Ela teria acontecido recentemente e não há informações se será definitiva e ampliada para mais localidades, pois a Samsung não forneceu qualquer detalhe até o momento.

Por que mudou?

Como a big tech ainda não se pronunciou oficialmente sobre a retirada da letra “Z” dos celulares dobráveis, há apenas especulações relacionadas ao assunto. Uma das possibilidades é que a mudança no nome dos dispositivos teria sido causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ao longo de março, o “Z” acabou se tornando o símbolo das tropas russas durante a invasão do país vizinho. Como o sentimento contrário à Rússia é forte nos países bálticos, a empresa teria optado por removê-lo de seus produtos vendidos localmente, devido ao clima bélico na região, segundo rumores.

A linha Galaxy Z manteve o nome no Brasil.A linha Galaxy Z manteve o nome no Brasil.

Não sabemos se é este o motivo real da mudança, mas os telefones dobráveis continuam a trazer a nomenclatura tradicional na versão ucraniana do site da companhia. O mesmo acontece na Alemanha, onde pelo menos dois estados ameaçaram processar quem usar o símbolo do exército russo publicamente.

Recentemente, a fabricante suspendeu a venda de celulares e outros produtos na Rússia em resposta aos conflitos.

Widget de produto do Hub de Ofertas
info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.