A Samsung revelou nesta terça-feira (17) o seu novo sensor de imagem de 200 megapixels (MP), o Isocell HP2. Isso significa 200 milhões de pixels de 0,6 micrômetro em formato óptico de 1/1,3 polegada, especialmente desenhados “para imagens móveis impressionantes nos smartphones premium de amanhã”.
Esse "amanhã", no entanto, já tem data certa. O novo sensor já se encontra em produção e deverá equipar o Samsung Galaxy S23 Ultra que será lançado no dia 1º de fevereiro. Ao garantir um tamanho de sensor que já é utilizado em câmeras de smartphones de 108 MP, a Samsung promete entregar fotos cada vez melhores sem ter que fazer aparelhos mais espessos.
Em comunicado à imprensa, a Samsung explicou a "mágica" por trás da versatilidade do HP2: trata-se da Tetra 2 Pixel, uma tecnologia da própria fabricante que simula tamanhos diferentes de pixel para se adaptar aos níveis de iluminação. Ou seja, com pouca luz o sensor se transforma em "1,2 µm 50 MP ou 2,4 µm 12,5 MP ligando de quatro a 16 pixels vizinhos", diz o anúncio.
Mais detalhes
- Leia também: Como desativar o modo desenvolvedor do celular?
Além de usar diferentes opções de binning de pixel para capturar imagens em 12,5 MP, 50 MP ou mesmo na resolução total de 200 MP (aprimoradas por IA), a Samsung esclarece que o novo sensor funcionará em modo de 50 MP para fazer vídeos a 8K, de forma a “minimizar os cortes e permitir aos videógrafos captar o máximo possível da cena”.
A própria captura de luz em si também está sendo aprimorada no novo sensor da Samsung. Para isso, uma tecnologia chamada Dual Vertical Gate (D-VTG) melhora a reprodução de cores e elimina o excesso de exposição à luz forte. Dessa forma, o novo recurso pretende reduzir fotos desbotadas em ambientes muito iluminados.
Finalmente, as fotografias em HDR (grande alcance dinâmico) também receberão um upgrade com o novo recurso Dual Gain da Samsung (DSG). A funcionalidade consegue digitalizar dados de exposição de cada pixel em dois níveis diferentes para separar dados claros e escuros ao fotografar situações de contraste alto no modo 50 MP. O resultado são imagens HDR com detalhes mais nítidos e brilhantes.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)