menu
Tecmundo
Celular

Snapdragon Satellite: celulares Galaxy S25 terão serviço de mensagens via satélite

A conectividade via satélite permite enviar e receber mensagens em áreas sem sinal de celular

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

23/01/2025, às 16:30

Atualizado em 23/01/2025, às 12:42

Apresentados pela Samsung na quarta-feira (22), os celulares da série Galaxy S25 serão os primeiros dispositivos Android com o Snapdragon Satellite, serviço que oferece conectividade via satélite globalmente. A novidade foi confirmada pela Qualcomm após o evento Galaxy Unpacked na Califórnia (Estados Unidos).

Revelada em 2023 pela gigante dos semicondutores, a tecnologia seria originalmente integrada ao processador Snapdragon 8 Gen 2, mas só vai estrear agora, com o suporte nativo à função no Android 15. Ela fornece conexão direta aos satélites de órbita terrestre baixa, garantindo cobertura em praticamente qualquer lugar.

Samsung Galaxy S25 Plus Ultra Qualcomm Snapdrago 8 Elite para processador Galaxy
O recurso funciona integrado ao chip Snapdragon 8 Elite da série Galaxy S25. (Imagem: SamMobile/Reprodução)

O recurso pode ser útil principalmente em situações de emergência, quando o usuário está em uma região sem sinal de celular ou Wi-Fi, em áreas remotas, por exemplo, ajudando a salvar vidas. Neste caso, o smartphone pode enviar e receber mensagens via satélite, solicitando o resgate.

Trata-se de uma ferramenta semelhante ao SMS de emergência via satélite que a Apple disponibilizou a partir do iPhone 14. Ela funciona integrada ao chip Snapdragon 8 Elite que alimenta os celulares Galaxy S25 e depende de hardware específico para ser ativada.

Recurso ainda não está disponível

Curiosamente, a Samsung não comentou sobre o serviço de mensagens via satélite durante a apresentação do Galaxy S25 no evento Unpacked. Uma das possibilidades para a ausência do recurso na conferência é que ele não estará disponível de imediato nos novos celulares.

Segundo o SamMobile, a gigante sul-coreana ainda deve confirmar parcerias com empresas de satélites para disponibilizar o Snapdragon Satellite em seus dispositivos. Além disso, ela estaria dependendo da homologação do recurso por agências reguladoras para o lançamento.

Além do Galaxy S25, Galaxy S25+ e Galaxy S25 Ultra, smartphones de outras marcas alimentados pelo chip mais poderoso da Qualcomm também devem receber a função de SMS via satélite em breve.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.