menu
Tecmundo
Celular

iPhone Air e iPhone Fold servirão para revitalizar linha de celulares da Apple, diz analista

A Apple planeja repensar a composição da família de iPhones com os dois novos modelos — iPhone Air e iPhone Fold.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

25/08/2025, às 16:00

iPhone Air e iPhone Fold servirão para revitalizar linha de celulares da Apple, diz analista

A Apple está prestes a revitalizar toda a sua linha de iPhones, segundo informações de Mark Gurman, analista da Bloomberg e referência em vazamentos da marca. Na edição mais recente da newsletter PowerOn, ele afirmou que a gigante da tecnologia vai apresentar dois novos membros para a família de dispositivos: o iPhone Air, um modelo superfino que deve substituir a atual variante Plus, e o iPhone dobrável, previsto para chegar ao mercado em 2026.

O novo dobrável ainda não teve o nome oficial confirmado, mas as especulações giram em torno de iPhone Flip ou iPhone Fold. O aparelho teria dobra vertical, assumindo um formato similar ao Galaxy Z Fold, da Samsung. A expectativa é de que o dispositivo traga quatro câmeras: uma na tela externa, uma na tela interna e duas traseiras, sendo estas as principais. A secundária traseira deve ser ultrawide ou telefoto, mas as especificações ainda não foram reveladas.

Tanto o iPhone Air quanto o dobrável devem dispensar a bandeja de chip SIM físico (ao menos nos Estados Unidos), reforçando a adoção do eSIM como padrão. Outro ponto em comum é o possível retorno do Touch ID, no lugar do Face ID, marcando uma mudança importante na estratégia de autenticação biométrica da Apple.

Smartphone-iPhone-16e-1000x400.jpg
A Apple se prepara para revitalizar a composição da sua família de iPhones. (Fonte: Apple/Reprodução)

Nova família de iPhones

Se os rumores se confirmarem, a família de iPhones ficará organizada da seguinte forma:

  • iPhone 17 (modelo base);
  • iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max;
  • iPhone Air, versão mais fina e leve;
  • iPhone Fold, o modelo dobrável.

A nova composição, porém, não deve aparecer do nada: os contornos da família devem se tornar mais evidentes ao longo de três anos, segundo Gurman.

Os detalhes ainda estão cercados de especulações e podem mudar até a data de lançamento. Mas o movimento sugere que a Apple prepara uma reformulação ampla para competir em novas frentes do mercado mobile, especialmente no segmento de dispositivos dobráveis, dominado atualmente por concorrentes, como Samsung.

Acompanhe o TecMundo para não perder nenhuma atualização sobre o futuro dos iPhones e todas as novidades do mundo da tecnologia.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.