menu
Logo TecMundo
Produto

Estudo diz que quem ignora notificações do celular é mais calmo e feliz

Ansiedade e estresse são sentimentos comuns em quem não consegue deixar de checar o smartphone a cada minuto

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

09/12/2013, às 11:39

Estudo diz que quem ignora notificações do celular é mais calmo e felizFonte:

Imagem de Estudo diz que quem ignora notificações do celular é mais calmo e feliz no site TecMundo

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Qual a sua reação ao ouvir o barulho de notificação no smartphone ou ver a LED do aparelho piscando? De acordo com uma pesquisa recente da Kent University, nos Estados Unidos, sua resposta está diretamente relacionada com a felicidade – ou a falta dela.

Os pesquisadores descobriram que, em vez de manterem as pessoas mais conectadas, os smartphones apenas aumentam a ansiedade dos usuários, já que eles se sentem obrigados a manter um contato constante por meios virtuais ou não. Quem consegue ignorar os avisos e até chamadas de eletrônicos teria um "nível de satisfação" maior. O grupo usou métodos clínicos de diagnóstico de ansiedade para verificar o fato.

"Não há um `tempo para mim` ou momentos de solidão na vida de alguns estudantes e eu acho que a saúde mental requer um período sozinho para refletir, olhar para si mesmo, processar os eventos da vida e recuperar-se dos estresses do dia", conclui Andrew Lepp, um dos cientistas envolvidos no experimento.

Foram entrevistados mais de 500 estudantes de 18 a 22 anos que são donos de celulares e possuem diferentes níveis de uso e interferência do gadget no cotidiano. Alguns voluntários reconheceram que o envio da manhã à noite de mensagens pode ser uma atividade estressante, mas a grande maioria sente que "é como se houvesse uma obrigação" em verificar constantemente as notificações, criando um elo entre pessoa e aparelho.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia