menu
Tecmundo
Produto

Pesquisa: número de 'viciados em smartphone' cresce 59% em um ano

Relatório considera viciado aquele que abre mais de 60 apps por dia

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

15/07/2015, às 10:40

Pesquisa: número de 'viciados em smartphone' cresce 59% em um ano

Fonte:

Imagem de Pesquisa: número de "viciados em smartphone" cresce 59% em um ano no tecmundo

Um relatório liberado neste mês pelo Flurry Insights traz detalhes interessantes sobre o aumento no uso de celular pela população. Os dados não são exatamente alarmantes, mas mostram como essa tecnologia já é parte das vidas de uma grande parcela da população.

A pesquisa é baseada em um relatório anterior, feito pelo Bank of America, que indica que 71% dos entrevistados confirmavam que dormiram com os smartphones ao lado.

A pesquisa do Flurry Insights indica que os smartphones cresceram 38% em quantidade do segundo trimestre de 2014 para o mesmo período deste ano. Os dados falam mais sobre o consumo nos EUA, mas o padrão, segundo o instituto, pode ser aplicado em outros países sem problemas.

undefined

Além disso, é possível catalogar os usuários em três categorias. Os "Regular Users" são os que usam apps até 16 vezes por dia e subiram em 25%. Os "Super Users" abrem apps entre 17 e 60 vezes em 24 horas e cresceram em 34%.

Porém, o grande problema é o aumento no número de "Mobile Addicts", que são os viciados em dispositivos móveis. De 176 milhões de pessoas, eles passaram para 280 milhões, um aumento de 59% em um único ano. Essas pessoas abrem apps no celular mais de 61 vezes em um único dia.

undefined

Se fossem a população de um país, os viciados em smartphone seriam o quarto mais populoso do mundo, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos (o Brasil é o sexto nesse ranking, sendo que a Indonésia é a quinta colocada).

Os que os viciados fazem?

O estudo ainda catalogou quais são os apps mais utilizados por aqueles que são considerados como viciados em smartphone. Em primeiro lugar, serviços de troca de mensagens e redes sociais. Logo abaixo, utilidade e produtividade. Quase com a metade da pontuação (só que ainda bem alto), estão games, apps de finanças (a maior surpresa na categoria) e, por último, noticiários e revistas.

undefined

Não estranhe as porcentagens acima de 100%: isso significa que os apps ultrapassam o limite estabelecido pelo estudo, que é o de abrir o mesmo aplicativo duas vezes por dia. O estudo completo pode ser conferido aqui (em inglês).

Você se considera uma pessoa viciada em smartphones? Comente no Fórum do TecMundo!



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.