O final deste ano não é só época de panetone, amigo secreto e “Star Wars: Episódio VII — O Despertar da Força”. É também momento de preparação para a maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), cuja edição de 2016 já está bastante próxima.
A CES 2016 acontece de 6 a 9 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, e promete temas e produtos para o ano inteiro. Temas como realidade virtual, smartwatches, carros autônomos e lançamentos das principais marcas do mercado já são esperados — e muitas novidades serão atualizadas aos poucos, na medida em que rumores e confirmações acontecerem.
O TecMundo estará lá para deixar você atualizado e mostrar os grandes lançamentos, as maiores curiosidades e como é passear pelos galpões imensos cheios das mais variadas tecnologias. Enquanto o momento não chega, fizemos um aquecimento com o que deve ser revelado por lá dentro de alguns dias.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Samsung
A Samsung já começou a enviar os convites para uma conferência para a imprensa e uma keynote. Um dos eventos será sobre a Internet das Coisas, o que significa que podemos esperar projetos, produtos e conceitos sobre conectar vários cômodos com produtos cheios de sensores e atividades inteligentes.
)
Não está confirmado, mas o Galaxy S7 pode aparecer já no início do ano. O top de linha da Samsung é especulado para já ser revelado na feira, embora isso não seja tão provável. De qualquer forma, o celular deve ter tela curva e mais de uma versão, cada uma com o um chip diferente.
Uma nova geração dos modelos Galaxy A3, A5 e A7 também podem dar as caras e é possível que uma câmera ou um acessório também deem as caras por lá.
LG
A LG ainda envolve a sua apresentação principal em mistério. Há quem espere o smartphone de tela curva e flexível LG G Flex 3, mas a mais recente especulação indica que, quebrando a tradição dos dois últimos anos, não veremos o modelo desta vez. Fica a dúvida.
O que já está certo é que a marca sul-coreana vai apresentar uma nova linha de monitores e caixas de som. As telas têm como destaque a conectividade USB-C. A mais poderosa seria 4K e disponível nos tamanhos de 27 e 32 polegadas, enquanto outras três teriam resolução QHD (3340x1440 pixels). Somente uma deve apresentar display curvo.
)
Um trio de soundbars Bluetooth com suporte ao Google Cast também deve ser apresentado, com algumas opções com subwoofers sem fio. Três novos sistemas X-Boom com caixas de som de tamanho considerável. Produtos como monitores e TVs de proporções imensas que chegarão às lojas também em 2016 devem ser exibidos.
Sony
Os rumores são de que a Sony vai lançar um novo e poderoso smartphone em sua conferência. Calma, já não é o Xperia Z6 batendo na porta: as especulações citam um Xperia Z5 Ultra, que seria "apelativo" em todas as características.
Especificações técnicas
- Tela: 6,44
- Resolução de tela: 2.160 x 3.840 pixels (4K)
- Memória RAM: 4 GB
- Processador: Qualcomm Snapdragon 820
- Câmera traseira: 23 MP
Huawei
)
A fabricante chinesa vai aproveitar a visibilidade para apresentar ao Ocidente o Huawei Mate 8. O dispositivo foi apresentado lá fora em novembro e tem todas as chances de brigar pelo mercado. O dispositivo possui tela de 6”, até 4 GB de RAM e uma câmera de 16 MP. Todas as especificações foram pensadas não para deixá-lo com números assombrosos, mas sim para otimizar seu desempenho.
Lenovo
)
Outra marca da China que terá o seu espaço na feira. O objetivo é mostrar o primeiro fruto da parceria com a Razer, a fabricante de hardware para gamers. O primeiro filho desse casamento é um gabinete que combina a engenharia de uma marca com a experiência em jogos da outra. Por isso, o primeiro modelo Razer Edition da Série Y de desktops deve roubar a cena em Las Vegas.
NVIDIA
)
A NVIDIA deve apresentar também as suas próprias tecnologias para automóveis, com o processador Tegra X1. A nova geração de processadores Pascal (baseada no processo FinFET, sendo 32/16 GB HBM2 VRAM com 1 TB/s de largura de banda e uma nova arquitetura CUDA) também será exibida para os interessados.
Carros
A tecnologia para automóveis deve ter ao menos dois focos na feira de 2016: modelos elétricos e conceitos de autônomos. A Volkswagen quer limpar a imagem com um veículo sustentável com opções fáceis de manutenção.
)
A Audi deve apresentar um modelo autônomo que terá como destaque um sistema de segurança contra acidentes — este já com a possibilidade de estrear em modelos comerciais de 2017. Um carro que se dirige sozinho da Mercedes também deve debutar por lá.
Realidade virtual
A VR virá em peso para a CES 2016 — são mais de 40 companhias com algum tipo de produto relacionado com a tecnologia de realidade virtual. Para começar, o YEZZ VR360 será um smartphone mais voltado para a realidade virtual, incluindo um Google Carboard já na caixa e a possibilidade de explorar qualquer ambiente ao redor dessa forma.
)
A HTC vai levar o segundo kit de desenvolvimento dos óculos HTC Vive (feito em parceria com a Valve) para a feira. Espere também novidades do PlayStation VR, do Samsung Gear VR e do Oculus Rift.
A CES de 2016 pode ser a feira dos relógios inteligentes independentes, com 3G ou 4G próprios que não dependem de um celular no seu bolso para funcionar. A HTC pode finalmente revelar o seu HTC One Watch (que pode nem se chamar assim).
Streaming
)
O CEO da Netflix, Reed Hastings, e o chefe de negócios do YouTube, Robert Kyncl, serão dois dos palestrantes da CES 2016. Reed será o convidado da abertura da feira e, entre outros assuntos, deve falar sobre concorrência e quais as estratégias da Netflix para conquistar o público mundial neste ano. O executivo do YouTube focará no futuro do entretenimento e na convergência entre as mídias digitais e tradicionais.
Está ansioso pela CES 2016? Comente no Fórum do TecMundo