Você já deve ter visto algum (ou alguns) dos seus amigos fazendo posts em redes sociais e dizendo: "Seu filho vai ser assim? Pois o meu vai ser assim!"... Pois é, se isso já é difícil de controlar com brincadeiras sobre estilo, você deve estar careca de saber — ainda mais se sua genética deixar a calvície mais possível — que a geração de bebês é praticamente uma loteria de características, ainda mais quando falamos sobre inteligência.
Mas novos estudos conduzidos pela Kings College de Londres e pelo The Seaver Autismo Center mostram que pode haver novas maneiras de controlar algumas características — ou melhor, de aumentar as chances de determinação de alguns fatores. E um dos responsáveis por isso seria a idade com que os pais (homens) os tiveram.
)
Foram avaliados cerca de 15 mil "pares de gêmeos" para que pudesse ser criado um "índice geek" de acordo com pontuações de QI em várias áreas (verbais e não verbais). Com isso, eles descobriram que os resultados são, em média, 32% melhores nas avaliações de ciências, tecnologia, engenharia e matemática para os garotos que nasceram de pais com mais de 50 anos.
Pais mais velhos
A Dra. Magdalena Janecka diz: "Nosso estudo sugere que pode haver benefícios associados a er um pai mais velho. Nós já conhecemos algumas das consequências negativas da idade paternal avançada, mas agora podemos mostrar que essas crianças podem também conseguir melhores prospectos de educação e carreira".
essas crianças podem também conseguir melhores prospectos de educação e carreira
Como lembra o The Next Web, essas "consequências negativas" são referentes a outros estudos conduzidos anteriormente. Há alguns cientistas que afirmam que ter filhos depois dos 50 anos pode aumentar as chances de as crianças apresentarem espectro autista; sendo que há também outros que afirmam haver algumas ligações entre o autismo e a demonstração de inteligências avançadas em diversas áreas.
E as mães e filhas?
O estudo da Dra Janecka fala apenas sobre a influência da idade dos pais na definição de uma criança geek-autista. De acordo com a publicação dela, a idade das mães não influencia em nenhum dos fatores já mencionados. Também há a informação de que a idade dos pais não influencia a inteligência ou a probabilidade de autismo das filhas mulheres.
......
Embora ainda seja cedo para que possamos dizer: "tenha filhos aos 50 para que eles sejam geeks", é interessante notar que realmente há indícios de uma influência da idade dos pais em sua prole.
)