A empresa de transporte espacial SpaceX realizou um lançamento histórico no último domingo (30). O primeiro motivo é uma marca importante atingida pela empresa comandada por Elon Musk. Trata-se do centésimo lançamento realizado pela SpaceX, que começou a realizar missões para empresas privadas e governamentais em 2006. Só neste ano, já foram realizadas 15 decolagens bem sucedidas.
Além disso, esse foi o primeiro lançamento em órbita polar realizada pela SpaceX no Cabo Canaveral. O trajeto é diferente do tradicional e envolve um direcionamento para o sul, contornando a costa leste da Flórida e passando por Cuba. Normalmente, os foguetes seguem um caminho próximo ao da linha do Equador, em vez de cruzar os polos da Terra.
— SpaceX (@SpaceX) August 31, 2020After launching SAOCOM 1B and two rideshare payloads to orbit, Falcon 9’s first stage returns to Earth and lands at Landing Zone 1 — completing SpaceX’s first polar orbit mission from Florida pic.twitter.com/dOeZEaKFAR
Outro fato importante envolve o Falcon 9 utilizado na decolagem: essa foi a quarta vez que a mesma estrutura foi utilizada, reforçando a política de reaproveitamento de materiais da empresa. O foguete de primeiro estágio retornou com sucesso ao solo.
A carga principal é um satélite da Argentina, o SAOCOM 1B, além de dois equipamentos de menor porte. Mais cedo no mesmo dia, a SpaceX também planejava enviar ao espaço mais componentes da rede de satélites Starlink, mas o lançamento foi adiado por causa das condições climáticas desfavoráveis.
)