menu
Logo TecMundo
Ciência

Astrônomos descobrem planeta feito quase inteiramente de água

Observações feitas pelo Telescópio Espacial Hubble revelam que a atmosfera do GJ1214b é basicamente constituída de vapor quente.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule23/02/2012, às 07:49

(Fonte da imagem: HubbleSite)

A NASA anunciou na última terça-feira (21 de fevereiro) que observações feitas através do Telescópio Espacial Hubble revelaram a existência de uma nova classe de planeta. Batizado como GJ1214b, o mundo é constituído basicamente de água e possui uma atmosfera densa e cheia de vapor.

“O GJ1214b não se parece com nenhum planeta conhecido”, afirma Zachory Berta, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (CgA). O astro, que possui 2,7 vezes o diâmetro da Terra e peso sete vezes maior, orbita uma estrela vermelha anã a cada 38 horas, a uma distância aproximada de dois milhões de quilômetros — característica que, segundo cálculos realizados pelos pesquisadores, faz com que sua temperatura média seja de 232 °C.

Como a massa e o tamanho da novidade são conhecidas pelos cientistas, foi possível determinar que a densidade do novo planeta é de aproximadamente 2 gramas por centímetro cúbico. Com isso, descobriu-se que a novidade é constituída por muito mais água do que elementos como rochas — para efeitos de comparação, a densidade média do nosso mundo é de 5,5 gramas por centímetro cúbico.

Materiais bizarros

As características únicas da descoberta sugerem que a estrutura interna do GJ1214b é extremamente diferente daquela observada na Terra. “As altas temperaturas e pressões formariam materiais exóticos como gelo quente ou água superfluída, substâncias completamente alienígenas em nossa experiência diária”, afirma Berta.

Pesquisas indicam que o planeta se desenvolveu a uma grande distância da estrela que orbita, em uma região em que havia muito gelo e água, tendo se aproximado rapidamente durante a formação de seu sistema solar. No processo, calcula-se que ele tenha passado por uma zona considerada habitável por humanos, embora não seja possível determinar por quanto tempo permaneceu nessa área.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 11 horas
forum

E você, o que tem a dizer?