menu
Tecmundo
Ciência

Terremoto na Argentina é sentido no Brasil; imagens dos estragos

Não há registros de danos significativos nem de mortos, mas abalos foram sentidos inclusive em São Paulo

Terremoto na Argentina é sentido no Brasil; imagens dos estragos

Fonte: o globo

Imagem de Terremoto na Argentina é sentido no Brasil; imagens dos estragos no tecmundo

Nessa segunda-feira (18), um terremoto de 6,4 graus atingiu a Argentina às 23h46 (horário de Brasília) e causou estragos nas áreas próximas do epicentro, na cidade Pocito, ao norte de Mendonza e ao sul de San Juan. 

Os abalos, mensurados preliminarmente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, foram sentidos também em Santiago (Chile) e em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). Além disso, há relatos de moradores de São Paulo sobre os efeitos do fenômeno.

— Radio 10 (En ??) (@Radio10) January 19, 2021

Não há registros de mortos, anunciou o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica. Com profundidade de apenas 20 quilômetros, o evento é considerado raso e, por isso, com maior potencial de danos – ainda que problemas significativos não tenham sido contabilizados. 

De todo modo, La Plata, Buenos Aires, Córdoba, San Juan, Rosario e Mendoza estão entre as regiões que sofreram as consequências.

— Nacho López Amorín (@MeteoNacho) January 19, 2021

Sergio Uñac, governador de San Juan, pediu calma à população em seu Twitter. "Vamos colocar em prática todas as medidas que aprendemos para prevenir incidentes. Nosso compromisso é saber a extensão dos impactos do terremoto em questão e colaborar com tudo o que for necessário", declarou a autoridade

A província se juntou às forças civis e de segurança para dar as devidas respostas, assim como aos responsáveis pelos municípios, complementou Sergio.

— Isa Aranjuez (@IsaAranjuez) January 19, 2021

Consequências

Uma série de tremores secundários ocorreu por todo o país. Um de magnitude 5.0 atingiu uma região a cerca de mil quilômetros a leste do primeiro quase 20 minutos depois. Então, um de magnitude 4.9 ocorreu na mesma área do primeiro, seguido por um tremor posterior de magnitude 5,3.

— Rita Lobo (@RitaLobo) January 19, 2021

Alguns locais, segundo Uñac, ficaram sem energia elétrica, e casas e estradas foram danificadas pelos abalos. Quatro pessoas tiveram de ser evacuadas de suas casas na cidade de Zonda. Outras três, duas crianças e um adulto, ficaram feridas.


forum

E você, o que tem a dizer?