menu
Logo TecMundo
Ciência

Empresas farmacêuticas podem começar a produzir remédios usando impressoras 3D

Tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Glasgow pretende revolucionar a indústria dos medicamentos.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

19/04/2012, às 07:35

(Fonte da imagem: Reprodução/Nature)

Em um futuro não muito distante, os remédios que entram em seu organismo podem ser originados a partir de uma impressora. Ao menos se depender de um trabalho realizado pela Universidade de Glasgow, responsável pela criação de uma tecnologia capaz de transformar impressoras 3D de US$ 2 mil em verdadeiros laboratórios farmacêuticos.

Segundo o time responsável pela invenção, o aparelho criado usa uma seringa controlada por robôs capaz de construir objetos a partir de um polímero em forma de gel que se torna estável em temperatura ambiente. Traduzindo: em vez de realizar reações químicas e misturar ingredientes em instrumentos de vidro, o time consegue fazer esse processo usando uma impressora.

Mudando a forma de criar remédios

Em entrevista à BBC, o professor Lee Cronin, líder do projeto, afirmou que a tecnologia funciona de forma semelhante a construir um bolo com múltiplas camadas. O agente da formula que deve reagir por último é impresso antes dos demais e, em seguida, são adicionados os outros componentes da fórmula. No final do processo, é colocado o líquido que provoca a reação desejada, resultando na criação das moléculas que constituem a droga.

Segundo Cronin, o produto fornece “uma nova forma de pensamento para os químicos, nos dando um controle bastante específico sobre as reações, porque podemos refinar constantemente o design do dispositivo conforme os requerimentos que surgirem”. A expectativa é que a novidade comece a ser testada pelas indústrias farmacêuticas em aproximadamente 5 anos — no entanto, remédios criados com o método só devem chegar ao público geral daqui a 20 anos.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 horas
forum

E você, o que tem a dizer?