menu
Logo TecMundo
Ciência

Céu de agosto terá duas Superluas e chuva de meteoros Perseidas

Veja quais são os principais eventos astronômicos do mês de agosto e como acompanhá-los.

Avatar do(a) autor(a): Nícolas Oliveira

schedule31/07/2023, às 07:00

Fonte:  Petr Horálek 

Imagem de Céu de agosto terá duas Superluas e chuva de meteoros Perseidas no tecmundo

Agosto promete ser um mês repleto de espetáculos astronômicos para aqueles que se maravilham com o céu noturno. Assim como as semanas anteriores que nos presentearam com uma série de eventos emocionantes, o próximo mês reserva ainda mais surpresas para os entusiastas da astronomia: de conjunções planetárias à chuva de meteoros, as noites de agosto convidam o nosso olhar a se deslumbrar com as maravilhas celestes acima!

Uma superlua azul na Antártica.Uma superlua azul na Antártica.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

As Superluas de Agosto

O céu de agosto reserva duas Superluas, uma no início e outra no final do mês. A primeira ocorrerá no dia 1, quando a Lua estará localizada em oposição à Terra do Sol e será totalmente iluminada do ponto de vista da Terra. 

A segunda Superlua, chamada de Superlua Azul, ocorrerá no dia 31, quando nosso satélite natural estará na constelação de Capricórnio. O termo lua azul é usado para a segunda Lua Cheia que acontece em um único mês. Já o prefixo super é devido ao fato de que a Lua Cheia coincidirá com sua maior aproximação da Terra, isto é, seu perigeu. Em ambas as noites a Lua irá aparecer um pouco maior e mais brilhante no céu do que o normal.

O maior espetáculo do mês de agosto será a chuva de meteoros Perseidas, uma das melhores e mais famosas da categoria! Trata-se de uma chuva de alto porte, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. O fenômeno é produzido pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862.

A chuva de meteoros Perseidas no céu da Eslováquia.A chuva de meteoros Perseidas no céu da Eslováquia.

As Perseidas, famosas por produzir um grande número de meteoros brilhantes, ocorre anualmente de 17 de julho a 24 de agosto e, este ano, atingirá seu pico de atividade na noite de 12 de agosto e nas primeiras horas da manhã do dia 13. Como a Lua estará crescente, a visibilidade dos meteoros não será afetada de forma significativa pelo seu brilho. Para melhor visualização do evento, o ideal é estar em um lugar escuro após e longe dos grandes centros urbanos. Os meteoros irradiarão da constelação de Perseus, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.

Aplicativos de observação astronômica como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos no céu!

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de agosto de 2023

01/08: Superlua Cheia

10/08: Mercúrio em máxima elongação (melhor visualização)

12 e 13/08: Pico de atividade da chuva de meteoros Perseidas

16/08: Lua Nova

24/08: Lua em Quarto Crescente

24/08: Ocultação de Antares pela Lua

27/08: Saturno em oposição (boa visualização)

30/08: Conjunção entre Lua e Saturno

31/08: Superlua Cheia Azul

Céus limpos e boas observações!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a matéria com seus amigos nas redes sociais!