menu
Tecmundo
Ciência

Histórico: robô com IA faz 1ª cirurgia em órgão humano sem ajuda de médicos

O equipamento utilizou uma rede responsável por alimentar o ChatGPT e conseguiu remover diversas vesículas biliares

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

10/07/2025, às 13:30

Atualizado em 18/07/2025, às 10:30

Foi na Universidade John Hopkins que um robô utilizando inteligência artificial operou um órgão humano de forma totalmente autônoma, sem nenhuma ajuda humana.

Chamado de SRT-HT (Transformador de robô cirúrgico hierárquico), o equipamento foi responsável por uma colecistectomia e chegou a ser comparado a um “cirurgião experiente”.

  • A colecistectomia é um procedimento para retirar a vesícula biliar, órgão próximo ao fígado, responsável por armazenar e liberar a bile;
  • No total, foram oito operações ex vivo, no qual os órgãos humanos já foram retirados do corpo humano;
  • O robô utiliza um algoritmo de aprendizado de máquina que inclusive é utilizado pelo ChatGPT, para armazenar todos os dados da cirurgia;
  • Durante a cirurgia, a máquina também respondeu a comandos por voz de alguns médicos, recebendo os feedbacks para aprimorar suas habilidades em tempo real;
  • A operação também faz parte de um estudo publicado na revista Science Robotics.

Por mais que o feito seja impressionante, a preparação do SRT-HT não foi nada simples. Além de assistir inúmeras horas de vídeos sobre esse tipo de operação, o robô foi treinado sobre como operar as agulhas, o modo correto de levantar o tecido corporal humano e todo o processo de sutura.

Robôs são “similares” com residentes em cirurgia

Para Jeff Jopling, cirurgião da universidade e um dos autores do estudo relacionado ao procedimento, tudo ocorreu 100% conforme o esperado. “Assim como residentes em cirurgia muitas vezes dominam diferentes partes de uma operação em ritmos distintos, este trabalho ilustra o potencial de desenvolver sistemas robóticos autônomos de forma igualmente modular e progressiva”, explica Jopling.

O avanço foi comemorado por outros envolvidos no processo, como um dos outros autores do estudo realizado, Ji Woong Kim. Para ele, a operação mostra que “modelos de IA podem ser confiáveis o suficiente para a autonomia cirúrgica, algo que antes parecia distante, mas agora é demonstravelmente viável”.

Essa não é a primeira vez que um robô usa IA para realizar uma cirurgia. Em 2022, uma versão anterior do SRT-HT realizou uma laparoscopia em um porco, simbolizando a primeira cirurgia autônoma em um ser vivo.

Para mais informações sobre tecnologia e avanços da ciência, fique ligado no site do TecMundo
 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.

forum

E você, o que tem a dizer?