A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (26) uma nova vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante é o primeiro do tipo no mundo com capacidade de oferecer proteção com somente uma dose aplicada.
O processo de aprovação inclui a assinatura de um termo de compromisso entre o órgão e a instituição sediada em São Paulo (SP), que libera de maneira definitiva o registro da Butantan-DV, após a avaliação técnica. De acordo com o g1, ela cumpriu todos os critérios exigidos para a liberação.
Nossos vídeos em destaque
Eficácia comprovada em ensaios clínicos
Imunizante tetravalente de dose única, a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantan registrou 74,7% de eficácia geral na prevenção dos casos de dengue sintomática, na faixa etária dos 12 aos 59 anos, segundo os dados do ensaio clínico de fase 3 avaliados pela agência. O estudo teve a participação de 16 mil pessoas.
- A Butantan-DV também mostrou proteção de 91,6% contra os casos de dengue grave ou naqueles em que há mais sinais de alarme;
- Já em relação às hospitalizações pela doença associada ao mosquito Aedes aegypti, ela registrou 100% de proteção;
- A eficácia se manteve ao longo dos mais de cinco anos de acompanhamento dos voluntários que se inscreveram para o estudo;
- Outro detalhe importante é que ela ofereceu proteção tanto para as pessoas que já tiverem dengue quanto para aquelas que nunca foram infectadas.
)
Desenvolvida com os quatro sorotipos do vírus da dengue, a nova vacina apresentou reações leves a moderadas como dor de cabeça e fadiga, além de vermelhidão e dor na área de aplicação. Já as reações adversas foram raras e todos os que sentiram se recuperaram.
Ela se diferencia de outros imunizantes contra a dengue, como a QDenga, pela exigência de somente uma dose. Tal característica impacta diretamente na cobertura vacinal, especialmente em situações de emergência sanitária, além de resultar em uma maior adesão da população.
Quando a vacina Butantan-DV começará a ser aplicada?
Apesar da aprovação da vacina do Butantan contra a dengue, ainda não há previsão de quando ela será integrada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Instituto possui mais de 1 milhão de doses prontas e prevê a oferta ao Ministério da Saúde de mais 100 milhões entre 2026 e 2027.
Inicialmente, a Butantan-DV será disponibilizada para pessoas de 12 a 59 anos. Posteriormente, a Anvisa poderá liberar a aplicação em outras faixas etárias, como de 2 a 11 anos e de 60 a 79 anos, ao concluir as análises de outros ensaios clínicos.
Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.
)
)
)
)
)
)
)