menu
Tecmundo
Ciência

Relógio mais preciso do mundo se mantém no horário por 15 bilhões de anos

Novo projeto do National institute of Standards and Technology deve ajudar na criação de satélites e sistemas de GPS mais precisos

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

22/04/2015, às 08:02

O National Institute of Standards and Technology (NIST) estabeleceu um novo recorde de exatidão para um relógio atômico. A novidade criada por seus pesquisadores consegue se manter precisa por nada menos que 15 bilhões de anos — tempo suficiente para que não haja mais nenhum humano se preocupando se o horário exibido está correto ou não.

Para funcionar, o novo relógio mede a oscilação de átomos de estrôncio, tendo potencial para se transformar no novo padrão seguido pelo Coordinated Universal Time (UTC), considerado o “tempo oficial do mundo”. Atualmente, o UTC se baseia na frequência de vibração do césio 133, que costuma se adiantar ou atrasar um segundo a cada centena de milhão de anos.

Em comparação, o novo relógio apresenta essa variação somente uma vez a cada 15 bilhões de anos, o que o torna ainda mais preciso. Todos os átomos de estrôncio utilizados possuem uma frequência de vibração constante (430 trilhões de vezes por segundo), e a medida desses movimentos é usada para criar o “tick” do mecanismo.

Influência na física quântica

Para aprimorar a exatidão do dispositivo, foram usados recursos como proteções que impedem a influência da radiação eletromagnética. A novidade inclusive é capaz de se ajustar à dilatação do tempo que ocorre com a mudança de altitude, algo previsto na Teoria da Relatividade de Einstein.

undefined

No entanto, nem mesmo o relógio de estrôncio é preciso o suficiente para se mostrar mais prática do que métodos tradicionais que medem o formato da Terra. Na prática, a novidade pode ser usada para aprimorar a performance de sistemas de satélite e de GPS, além de ajudar nas pesquisas que envolvem a  área da física quântica.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

forum

E você, o que tem a dizer?