menu
Tecmundo
Ciência

Projeto de exoesqueleto transforma bombeiros no Homem de Ferro

Conceito ajuda o profissional a levantar mais peso e tem mangueira e "garra" para missões especiais

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

27/05/2014, às 08:56

Projeto de exoesqueleto transforma bombeiros no Homem de Ferro

Fonte: Yanko Design

Imagem de Projeto de exoesqueleto transforma bombeiros no Homem de Ferro no site TecMundo

Subir escadas com equipamentos pesados, atravessar áreas em temperaturas altíssimas e entrar em contato direto com chamas e destroços — essa é a rotina nada segura de um bombeiro durante um resgate. Pensando na (falta de) segurança desses profisisonais, o designer Ken Chen bolou um exoesqueleto que transforma a pessoa em um verdadeiro super-herói.

A roupa é chamada de Advanced Firefighting Apparatus (AFA) e não chega a cobrir todo o corpo, mas possui funções da cabeça aos pés. Para começar, ele cumpre a função mais básica de um exoesqueleto: a patir de um sistema de cilíndros hidráulicos para compensação de peso, ele fornece uma força extra para caminhar e carregar materiais pesados, como no caso do auxílio a vítimas de acidentes ou apenas transporte de equipamentos.

O dispositivo seria diversificado, dependendo da função do bombeiro em questão: quem precisa apagar algum foco de incêndio contaria com pequenas mangueiras de pressão acopladas nos braços, enquanto os de resgate têm "garras" para escavar ou retirar escombros. A "mochila" nas costas comporta linha para mangueira, kit de primeiros socorros e outros módulos. Tudo isso é movido por baterias de alta capacidade.

Galeria 1

Há ainda ainda uma lanterna na altura dos ombros e uma unidade extra de oxigênio. A roupa é baseada em projetos de exoesqueletos de verdade e pesaria apenas 23 kg, bem menos do que muitos bombeiros estão acostumados a carregar. O designer australiano que criou o projeto espera que ele seja utilizado, mas ainda não há notícias de departamentos interessados.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

forum

E você, o que tem a dizer?