menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Empresas de telefonia e TV são líderes de reclamações no Procon-SP

Lista classifica empresas que mais sofrem com ações administrativas por parte de consumidores

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule26/03/2015, às 05:54

Empresas de telefonia e TV são líderes de reclamações no Procon-SPFonte:

Imagem de Empresas de telefonia e TV são líderes de reclamações no Procon-SP no site TecMundo

O Procon-SP considera março como o "Mês do Consumidor". Para celebrar a data, entretanto, o órgão divulgou uma má notícia: um estudo que revela as companhias que mais recebem reclamações na região.

O ranking lista as empresas ou grupos empresariais que geraram maior número de reclamações fundamentadas – isto é, maior número de casos nos quais as demandas dos consumidores não foram solucionadas na etapa inicial dos atendimentos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Abaixo, listamos as companhias de tecnologia que estão posicionadas no topo da lista. Empresas de telefonia e TV a cabo são as que mais recebem reclamações, mas são seguidas de perto por lojas online e fabricantes de hardware. O relatório completo pode ser conferido neste link.

Empresa - quantidade de reclamações - % de reclamações atendidas

  • 1. Vivo/Telefônica - 4.482 - 62,49%
  • 2. Claro/Net/Embratel - 3.749 - 81,89%
  • 3. Lenovo CCE - 2.465 - 82,56%
  • 5. Oi - 1.911 - 61,07%
  • 7. Pão de Açúcar/Extra/Ponto Frio/Casa Bahia - 1.402 - 72,68%
  • 8. TIM - 1.397 - 73,66%
  • 9. Sky - 1.367 - 74,10%
  • 12. Samsung - 734 - 77,11%
  • 16. Electrolux - 643 - 78,54%
  • 18. UOL - 518 - 46,14%
  • 19. Motorola - 511 - 85,71%
  • 21. Sony - 488 - 47,13%

Em 2014, recorreram ao Procon-SP 942.511 consumidores. O índice de resolutividade — ou seja, casos resolvidos em qualquer etapa, do simples atendimento aos processos administrativos — foi de 89%.