menu
Logo TecMundo
Minha Série

Museu americano disponibiliza modelos históricos para impressão 3D

Coleção gratuita permite a impressão de modelos 3D de diversos materiais que estão no acervo do instituto norte-americano

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

15/11/2013, às 09:01

Museu americano disponibiliza modelos históricos para impressão 3DFonte:

Imagem de Museu americano disponibiliza modelos históricos para impressão 3D no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian Institute)

Você já ouviu falar no Smithsonian Institute? Trata-se de um instituto educacional que faz parte de um complexo de museus muito conhecidos dos Estados Unidos. Ao todo, são 19 museus diferentes, que se somam a nove prédios dedicados à pesquisa. Segundo o site do Smithsonian Institute, ainda existem mais 181 museus afiliados, fazendo com que o acervo do instituto chegue aos 137 milhões de exemplares (entre objetos, trabalhos de arte e espécimes).

E não contente em ser um dos melhores centros dedicados à ciência dos Estados Unidos, o Smithsonian Institute ainda está trazendo uma novidade bem interessante. Estamos falando do Smithsonian X 3D, que traz uma coleção online que pode despertar o interesse de diversos tipos de pessoas — mas principalmente daquelas que são apaixonadas por modelagem e impressão 3D.

Isso acontece porque o Smithsonian X 3D é um projeto de escaneamento tridimensional de objetos que são parte do acervo dos museus, criando arquivos que podem ser acessados gratuitamente por qualquer pessoa. E esses arquivos possuem compatibilidade com impressoras 3D de diversos tipos, garantindo que os usuários possam imprimir seus modelos em suas próprias casas.

Você pode conferir o catálogo de modelos a serem baixados por este link. Há uma enorme variedade de opções disponíveis: espécimes de animais, flores, fósseis e esqueletos de animais extintos, embarcações, aviões, faces e obras de povos antigos. Os downloads acontecem de maneira gratuita, mas exigem que seja feito um rápido registro no Smithsonian Institute antes. 



Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias