menu
Tecmundo
Minha Série

Veja um pedaço de vidro explodindo a 130 mil frames por segundo

Assista a imagens em altíssima velocidade de um curioso efeito causado por mudanças de estado físico em um pedaço de vidro

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

03/08/2015, às 14:05

Uma das estruturas mais curiosas que o ser humano conhece chama-se Gota do Príncipe Rupert, ou Prince Rupert’s Drop. Trata-se de um pedaço de vidro no formato de uma gota que tem uma parte praticamente indestrutível e outra superfrágil. Isso acontece pelo modo como esse item é fabricado, e a física desvenda o mistério para a gente.

Quando derramamos vidro derretido dentro de um recipiente com água fria, ele solidifica-se em altíssima velocidade formando um objeto em forma de gota. Acontece que, pelo contato com a água, a parte arredondada da gota endurece primeiro na superfície enquanto seu núcleo continua derretido e expandido. Quando finalmente a parte interna fica sólida, a estrutura externa recebe uma grande pressão e adquire uma dureza impressionante, capaz de aguentar marteladas fortíssimas.

Ponto fraco

Porém, a parte mais fina da gota não é espessa o suficiente para que a superfície endureça antes de seu miolo e, assim, torna-se extremamente frágil. Qualquer pancada mais forte faz com que o objeto como um todo não apenas se quebre em pedaços, mas exploda lançando cacos de vidro para todos os lados.

No vídeo, podemos ver o processo de criação da Gota do Príncipe Rupert, as tentativas de quebrá-la pela parte espessa e como ela explode com pouca força aplicada na área fina. No entanto, o mais impressionante é quando podemos ver o processo de destruição em imagens com até 130 mil fps. Confira no vídeo as belíssimas consequências desse efeito curioso.



Editor do The BRIEF. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.