menu
Logo TecMundo
Produto

Brasileiro cria drone caseiro com peças compradas através da internet

Lucas Teske equipou sua aeronave não tripulada com um chassi, quatro hélices, um motor, controle (para até 2 km) e luzes LED; o drone caseiro conta também com um sistema de monitoramento em tempo real

schedule04/02/2015, às 09:18

Fonte: Lucas Teske/Instagram

Imagem de Brasileiro cria drone caseiro com peças compradas através da internet no site TecMundo

Projetos ousados encabeçados por inventores amadores volta e meia repercutem mídia afora – já vimos, por exemplo, um garoto de 13 anos fazer sua própria versão do Google Glass; entusiastas chegaram até mesmo a construir um protótipo de foguete em casa. Desta vez, Lucas Teske, 23, estudante de Sistemas de Informação da USP, é que decidiu colocar as mãos na massa. Ao gastar pouco mais de R$ 5 mil, Teske montou seu próprio Drone.

Com peças compradas através de sites como Hobbyking, DealExtreme e Mercado Livre, o estudante equipou sua aeronave não tripulada com um chassi, quatro hélices, um motor, controle (para até 2 km) e luzes LED. O drone caseiro conta também com um sistema de monitoramento em tempo real – para tanto, uma GoPro foi usada (este componente foi responsável por 40% do valor total do projeto).

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Um vídeo publicado por Lucas Teske ?? (@racerxdl) em

Segundo informa o site Folha, Teske afirma que montar sua própria aeronave tem de fato suas vantagens; o uso de um software de código aberto facilita o acesso à customização do sistema para exploração de capacidades que seriam pagas em um aparelho convencional. O brasileiro é integrante do grupo Software Livre na Campus Party e faz pesquisa acadêmica em sistemas de “internet das coisas”.

Vale notar que, ainda conforme explica Teske, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não possui regulamentação acerca da circulação de drones. “Não poderia estar voando aqui, por exemplo”, diz o programador.