menu
Tecmundo
Ciência

Edifício chinês vai contar com elevador que sobe dois andares por segundo

Produzida pela Hitachi, novidade consegue percorrer 1.200 metros a cada minuto, um novo recorde para sua categoria

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

23/04/2014, às 08:18

Edifício chinês vai contar com elevador que sobe dois andares por segundo

Fonte:

Imagem de Edifício chinês vai contar com elevador que sobe dois andares por segundo no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

A Hitachi anunciou nesta quarta-feira (23) a construção do elevador mais rápido do mundo, que deve fazer sua estreia no Centro Financeiro Guangzhou CFT, na China. Programado para ser entregue em 2016, o transporte vai permitir viajar por 95 andares em somente 43 segundos, atingindo a velocidade máxima de 70 km/h durante o trajeto.

O edifício vai abrigar tanto escritórios quanto residências, além de contar com um espaço reservado para serviços de hotelaria. Contando com 111 andares acima do solo e 5 subterrâneos, a construção do Distrito de Tianhe vai contar com 95 elevadores, sendo que somente dois deles vão ser equipados com a nova tecnologia.

O elevador funciona a partir de um motor de ímãs sincrônicos, o que permite a obtenção de velocidades maiores que as convencionais. Para efeitos de comparação, enquanto a novidade percorre 1.200 metros a cada minuto, um elevador convencional atinge velocidades máximas de 600 metros por minuto.

Quebrando novos recordes

Segundo a Hitachi, o transporte vai contar com tecnologias que permitem sua operação de forma confortável e segura para os passageiros, que não vão se sentir afetados pela rapidez do deslocamento. A invenção reforça o histórico positivo da companhia japonesa nesse sentido: em 1968, ela bateu recordes ao criar um elevador capaz de andar 300 metros por minuto, marca surpreendente para a época.

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

Entre as medidas de segurança aplicadas pela companhia está um sistema de freios capaz de detectar automaticamente quando o elevador opera a velocidades consideradas excessivas. Além disso, os componentes utilizados possuem resistência ao calor, o que garante sua operação correta mesmo em situações extremas.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

forum

E você, o que tem a dizer?