menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook é acusado de mentir para a União Europeia ao comprar o WhatsApp

Uma investigação realizada pela Comissão Europeia afirma que a empresa mentiu sobre as capacidades de integrar seu banco de dados com aqueles pertencentes ao mensageiro

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

21/12/2016, às 07:36

Facebook é acusado de mentir para a União Europeia ao comprar o WhatsAppFonte:

A Comissão Europeia está acusando o Facebook de fornecer dados incorretos e informações enganosas durante o procedimento de avaliação decorrente do processo de compra do WhatsApp. O problema decorre da alegação da rede social de que ela seria incapaz de automatizar a combinação de dados de contas usadas no mensageiro e em seu site.

Margrethe Vestager, encarregada de lidar com as políticas de concorrência da União Europeia, afirma que “companhias são obrigadas a dar informações precisas à Comissão durante investigações de fusões”. O Facebook terá a oportunidade de responder às acusações, mas, caso seja condenado, deverá pagar uma multa equivalente a 1% de seu volume de negócios atual.

Companhias são obrigadas a dar informações precisas à Comissão durante investigações de fusões

Segundo a investigação, a opção de unir contas da rede social com aquelas registradas no WhatsApp — algo disponível atualmente — já poderia ter sido implementada em 2014, época em que ocorreu a transação. A Comissão Europeia tem tomado medidas duras contra empresas de tecnologia, incluindo nomes como Apple, Twitter e Microsoft.

O Facebook tem até o dia 31 de janeiro de 2017 para responder às acusações e provar que não houve nada de errado com a investigação. Em um comunicado oficial, a empresa comandada por Mark Zuckerberg afirmou que “respeita os processos da Comissão e está confiante que uma reavaliação completa dos fatos vai conformar que o Facebook agiu de boa fé”.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias