menu
Logo TecMundo
Ciência

Cientistas descobrem limite de velocidade das partículas quânticas

Experimentos físicos constatam que partículas menores do que o átomo interagem a uma velocidade superior à do som.

schedule26/01/2012, às 14:23

Sabemos que o limite de velocidade cósmico é a velocidade da luz. Até que provem o contrário, nada consegue ser mais rápido do que ela. E mesmo sabendo que as partículas quânticas interagem mais vagarosamente, os cientistas enfrentavam algumas dificuldades para calcular, com mais precisão, essa velocidade.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Mas de acordo com um artigo publicado na revista Nature, um experimento conduzido pelo físico Marc Cheneau e sua equipe foi capaz de identificar a velocidade máxima das partículas subatômicas, o que pode impactar, por exemplo, em descobertas na área da computação quântica.

Teoricamente, esse valor é calculado pelo Limite de Lieb-Robinson, que descreve como uma mudança em uma parte de um sistema se propaga pelo resto do material. Com esse estudo, os cientistas puderam testar a teoria de maneira prática e constataram que a propagação das partículas é de quase duas vezes a velocidade do som.

Apesar de o resultado não poder ser generalizado ― isto é, sistemas com propriedades físicas diferentes devem ter outro valor de velocidade máxima para a interação de suas partículas ―, poder comprovar que a vibração de átomos respeita um limite de velocidade é muito revelador e pode trazer novas implicações para o estudo sobre o fenômeno de entrelaçamento quântico, por exemplo.