menu
Logo TecMundo
Ciência

CERN estava errado: neutrinos não são mais rápidos que a luz

Má conexão entre computador e aparelho GPS seria a responsável pela medição errada da velocidade das partículas.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

24/02/2012, às 08:07

(Fonte da imagem: Science Mag)

Um comunicado publicado na revista Science na última quarta-feira (22 de fevereiro) desmente as pesquisas do CERN que indicavam que neutrinos eram capazes de viajar em velocidades maiores que a da luz. Segundo a publicação, os resultados errôneos obtidos em setembro do ano passado foram resultado da má conexão de um cabo de fibra óptica responsável por ligar um computador a um GPS.

Os físicos da equipe Ópera haviam detectado neutrinos que percorriam os 730 quilômetros entre dois laboratórios de pesquisa em um tempo menor do que a luz. Na época, a descoberta abalou a comunidade científica, que ficou dividida entre aqueles que acreditavam na novidade e aqueles que declaravam seu apoio integral à Teoria da Relatividade — segundo o trabalho desenvolvido por Albert Einstein, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz.

A notícia da revista Science esclarece que os 60 nanossegundos de vantagem registrados pelos pesquisadores não correspondem à realidade, tendo sido provocados por um erro nos aparelhos de medição. Após a detecção do problema, o CERN deverá realizar novos testes antes que esse fato seja realmente comprovado.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 4 horas
forum

E você, o que tem a dizer?