menu
Tecmundo
Software

Movimento de desenvolvedores quer o fim do Flash

Occupy Flash estimula a desinstalação do plugin da Adobe e tem como objetivo acelerar o desenvolvimento das novas linguagens da internet.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

18/11/2011, às 12:27

(Fonte da imagem: Reprodução/Occupy Flash)

Inspirados no movimento Occupy Wall Street, no qual protestantes invadiram as ruas de Nova York para se posicionar contra a corrupção e a desigualdade, um grupo de desenvolvedores de sites e aplicativos criou o Occupy Flash. O objetivo é acabar com o uso da tecnologia da Adobe, forçando a empresa a investir de vez na linguagem HTML5.

Segundo o manifesto publicado no site oficial do movimento, a única forma de acabar com o Flash é fazer com que os usuários invalidem a tecnologia. Para isso, propõe que todas as pessoas desinstalem o plugin de suas máquinas, mesmo que isso resulte na impossibilidade de acessar a alguns sites.

O Occupy Flash afirma que, quanto menor o número de pessoas usando a tecnologia da Adobe, “mais rapidamente a dor irá diminuir”. Para facilitar o processo, o site oficial do movimento oferece meios para desinstalar o Flash em sistemas operacionais Windows e Mack, além de instruções para impedir seu uso no Google Chrome.

Os organizadores afirmam que a campanha não é contra a Adobe em si, reconhecendo que é possível usá-lo de forma satisfatória. Segundo o manifesto, o objetivo é simplesmente ajudar a divulgar novas tecnologias, lembrando que a própria empresa reconheceu que o futuro da internet é o HTML5 – “estamos apenas tentando ajuda-los a chegar lá mais rápido”, afirma a mensagem no site oficial.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.