Qualquer pessoa que tenha acesso a internet e remotamente tenha alguma simpatia por carros já deve ter visto algum vídeo do Ken Block deslizando e fazendo zerinhos por aí, nas suas conhecidas e visualmente impressionante “gymkhanas”. Agora, já parou para pensar se algo do mesmo jeito fosse feito com, sei lá... drones?
Pois bem, não precisa mais ficar imaginando: os caras da Ford chamaram o campeão mundial de corridas de drones, Luke Banister, de apenas 16 anos, e seu companheiro de equipe, Brett Collis, para fazer o chamado “Dronekhana”.
É quase igual aos vídeos do Block – com direito a um Focus RS mandando uns drifts maneiros, inclusive –, só que com manobras feitas com drones e igualmente insanas!
Claro que não tem aqueles backfires maneiros do escapamento, o barulho de um motor turbo preparado nem muito menos a mesma quantidade de fumaça saindo dos pneus, mas os efeitos visuais do vídeo são muito legais.
)
Uma estrutura equipada com 36 câmeras GoPro foi utilizada para dar esse efeito bacana de mudança de ângulo, popularizado no filme “Matrix”, de 1999. Para pilotar as pequeninas e velozes máquinas voadoras, Banister e Collis utilizaram um par de óculos VR especial que fornece uma visão em primeira pessoa.
“É como entrar em um cockpit. O percurso era difícil e tivemos alguns acidentes – mas pelo menos o Mustang está inteiro, e isso é o que interessa”, explicou o jovem campeão sobre a "pista" criada na sede da Ford em Colônia, na Alemanha. Inclusive tem um making of do vídeo que dá uma ideia de como tudo funciona, desde o controle dos drones até o processo de filmagem – além dos acidentes:
E o menino dá o recado: "Ano que vem, Ken Block. Nós contra você. Vamos lá!" Então tá!
)