Já não é de hoje que a Ford vem investindo em tecnologia autônoma. Sendo assim, a montadora norte-americana aproveitou a chegada da CES 2017 pra lançar a segunda geração do seu Fusion Hybrid preparado para andar sozinho por aí.
O novo modelo faz parte dos planos da Ford de ter um veículo autônomo disponível para o mercado já em 2021 em plataformas de ride sharing, como é o caso do Uber. Para isso, além do novo Fusion, a empresa planeja triplicar sua frota de modelos capazes de dirigir sem motorista e que estão em fase de testes no momento – um total de aproximadamente 90 carros.
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O novo protótipo do Fusion autônomo traz tudo que a marca aprendeu nos últimos anos de testes e, apesar de manter a mesma plataforma do veículo anterior, ele vem com mais capacidade de processamento graças a um novo conjunto de hardware.
Chris Brewer, o engenheiro chefe do programa de Desenvolvimento de Veículos Autônomos da Ford, explica que a parte de controles elétricos estão bem mais próximos do que poderá ser visto na versão final, disponível para o consumidor, e os sensores foram ajustados para permitir que as pessoas tenham uma visão melhor dos arredores.
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Entre esses sensores estão os LIDARs, que ajudam na orientação do veículo ao gerar um mapeamento de 360 graus. O design mais “discreto” e a nova posição, inclusive, permitiram que o número de sensores fosse reduzido de quatro para apenas dois, sem diminuir a quantidade de dados recebidos.
Falando em dados, a coleta deles também é feita por três câmeras que são montadas em racks no teto e servem para identificar objetos no caminho e fazer a leitura de placas e semáforos. Fechando o pacote, radares de curta e longa distância ajudam o Fusion a manter a distância de veículos a frente e também auxiliam na orientação em condições adversas, como chuva, neblina e até mesmo neve.
Tudo isso permite que o novo protótipo do Fusion autônomo consiga atingir o nível 4 no SAE, o que significa que ele não precisa de um motorista para operá-lo. A inteligência artificial também é munida de mapas 3D e algoritmos que foram desenvolvidos para determinar os caminhos que deverão ser seguidos pelo carro.
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