A Campus Party 2016 teve sua largada dada oficialmente apenas às 20h desta terça-feira (26), com o próprio idealizador da feira, Paco Ragageles, dando as boas-vinda aos campuseiros. A equipe do TecMundo, porém, já estava acordada e no local do evento desde cedo para conferir em primeira mão as novidades do evento. Além da coletiva de abertura deste ano – repleta de informações –, fomos ao estande da Ford para saber o que a empresa anda planejando para os brasileiros aficionados por tecnologia e, claro, para os amantes de automóveis em geral.
O bate-papo se iniciou por volta das 10h da manhã de hoje no palco Inovação – um dos espaços que deve abrigar palestras e workshops ao longo do encontro – e foi encabeçado por Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. O britânico abriu a conversa falando exatamente sobre a postura da montadora a respeito de seus negócios. Para ele, a Ford é “mais do que uma companhia de carros, é uma companhia de tecnologia e de tecnologias importantes para o consumidor”.
Estamos muito satisfeitos em ser, pelo quarto ano consecutivo, a única fabricante de automóveis a participar da Campus Party
O executivo revelou, por exemplo, que a marca investe cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento, aumentando exponencialmente seu time de engenheiros em Palo Alto, na Califórnia, e incorporando elementos importantes para o cenário atual, como Big Data e Internet das Coisas. Outra maneira de se manter em sintonia com esse mercado? Continuar alinhada com os maiores eventos do setor, marcando presença na CES, Computex, MWC e também na CPBR. “Estamos muito satisfeitos em ser, pelo quarto ano consecutivo, a única fabricante de automóveis a participar da Campus Party”, provocou.
Temas importantes
Essa ligação próxima com a tecnologia, segundo Armstrong, vem do fato de a empresa estar voltada com bastante afinco para soluções de mobilidade, tendo como exemplos atuais as parcerias com a Amazon e a DJI, com a primeira tornando o carro um dispositivo IoT, e a segunda auxiliando – com drones – no socorro a condutores em caso de acidentes. No entanto, o que mais simboliza esse aspecto da companhia, para ele, é a existência do seu sistema SYNC, que dá suporte a uma quantidade grande de recursos e habilita a tão almejada conectividade nos automóveis.
O executivo comentou que, na visão da Ford, a conectividade é um dos pilares da mobilidade, possibilitando tanto que a montadora teste novas formas de auxiliar nesse tema – realizando experimentos por todo o mundo – quanto conte com a ajuda de entusiastas e desenvolvedores na forma de apps para a plataforma. É o caso da Hackathon promovida na Campus Party 2015, que gerou dezenas de projetos de qualidade, com alguns deles sendo levados adiante, para além dos dias reservados ao evento.
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Como tudo que quer se manter atual nesse mundo de tecnologia não pode ficar parado ou ser imutável, não é surpresa que um update robusto chegue também ao sistema da Ford, não é? Assim, o presidente sul-americano da companhia aproveitou a oportunidade e a temática da feira para anunciar que o SYNC 3 deve chegar ao Brasil ainda este ano, trazendo uma série de melhorias à edição atual do software. Para explicar as mudanças, Armstrong chamou ao palco alguns de seus colegas envolvidos de forma mais próxima à empreitada.
Uma nova versão no horizonte
Assim, foi a vez de Casper Hohage, diretor de desenvolvimento de produto Ford na América do Sul, subir ao palco para discorrer sobre o produto. “As mudanças não acontecem em um estouro, elas vêm de pouco a pouco. Por isso, o SYNC é a melhor solução do mercado”, explicou o executivo ao falar sobre como a plataforma vem sendo repensada desde que foi inaugurada e que a versão 3 deve levar tudo a um novo patamar. Lançado em 2007 – e chegando ao Brasil em 2008 –, o sistema já conta com 15 milhões de usuários, com esse número podendo saltar para 40 milhões até 2020.
O “pulo do gato”, por assim dizer, dessa atualização, de acordo com Hohage, é o fato de ela fazer a interface se assemelhar muito mais a de um smartphone ou tablet – se tornando mais amigável para o consumidor final. Tendo como base esse pensamento de facilitar a vida do cliente, também cabe ao time brasileiro adaptar os recursos ao público nacional. Gustavo Schiavotelo, engenheiro-chefe da Ford na América do Sul, revelou que esse é exatamente o trabalho da equipe instalada no Brasil.
Galeria 1
Ele comentou que, como o SYNC é um produto global, as tecnologias chegam de uma vez para todos, mas, ao mesmo tempo, nem todas as funções implementadas são interessantes para cada público. Desse modo, o time local precisa ralar bastante para filtrar as ferramentas mais importantes, remodelar o que for preciso e até desenvolver soluções próprias. No caso brasileiro, é preciso adicionar mapas de todo o território, fazer a integração com aplicativos destas bandas e criar todo o sistema de reconhecimento de voz em português brasileiro.
Entre os aperfeiçoamentos adicionados pelo SYNC 3, Schivotelo destaca o suporte aprimorado aos recursos Android Auto e Apple CarPlay, atualização dos apps nativos da plataforma, navegação dos mapas em 2D e 3D e uma busca inteligente semelhante à que acontece em pesquisas no Google – no qual a engine tenta adivinhar ou sugerir termos que finalizem o comando. Outras melhorias incluem uma interface de ligação mais descomplicada e um aplicativo de áudio que engloba todas as fontes e tocadores instalados/plugados.
É preciso aguardar para testar
Em conversa com Armstrong após a apresentação, questionamos se haveria alguma agenda mais específica para a liberação do SYNC 3 por aqui, mas o executivo escolheu manter a data sob mistério, dizendo que a atualização deve vir mesmo mais para o fim do ano e que nem os modelos que vão receber o update foram definidos ainda. Em relação ao motivo de outras fabricantes não participarem desse tipo de atividade e se teria a ver com o fato de muitas não terem um produto nos mesmos moldes, o britânico preferiu não arriscar um palpite – ou ser deselegante.
“Como integrante da Ford, gosto de acreditar que temos a melhor solução. Não posso falar pelos outros, só posso reafirmar o compromisso que temos com o mercado brasileiro e agradecer à parceria com a Campus Party Brasil”, finalizou. Quem quiser conferir mais cedo se o sistema está realmente bem encaminhado pode passar no estande da Ford nesta nona edição da CPBR, pois o local abriga, além de um Focus Fastback 2016, alguns terminais simulando um cockpit com a plataforma já atualizada. Continue ligado no TecMundo para mais notícias a respeito da Campus Party Brasil 2016.
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