menu
Tecmundo
Produto

O que acontece se trocarmos as cores de logos famosas pelas das rivais?

Experimento de design mostra a força do design gráfico na formação de uma identidiade

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

08/11/2013, às 07:55

O que acontece se trocarmos as cores de logos famosas pelas das rivais?

Fonte:

Imagem de O que acontece se trocarmos as cores de logos famosas pelas das rivais? no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Printsome)

A cor é uma das partes mais importantes na criação de uma marca, especialmente no caso de logos. Cada escolha pode trazer um sentimento ou provocar uma sensação que é essencial para atrair o consumidor.

Pensando nisso, a designer gráfica Paula Rúpolo fez um experimento comparativo bem interessante: ela colocou lado a lado duas logos de rivais bastante famosas, mas trocou o esquema de cores. Você consegue dizer exatamente qual é qual ou formar na cabeça a imagem correta de cada símbolo? Será que a troca foi para o melhor?

A conclusão da designer é que muitas marcas usam uma estratégia de cores similar. Algumas conseguem criar uma identidade baseada na tonalidade da logo (como o vermelho da Coca-Cola), mas outras ligam menos para isso (Apple e Nike, por exemplo).

(Fonte da imagem: Reprodução/Printsome)

Além disso, azul, amarela a vermelha são as cores mais usadas pelas gigantes e, embora essa troca não impeça você de reconhecer cada uma das marcas, o cérebro confunde-se um pouco antes da identificação. Na galeria abaixo, você confere todas as comparações feitas por Rúpolo.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.